Airbnb procura voluntários para participar de missão científica na Antártida

Gazeta do Povo
30/09/2019 19:42
Thumbnail

Programa do Airbnb quer inspirar as pessoas a pausarem suas carreiras para tirar sabáticos. Foto: Bigstock

Você não leu errado. Cinco pessoas vão viajar para a Antártida, o continente mais remoto da Terra, com todas as despesas pagas, para se juntar à cientista britânica Kirstie Jones-Williams, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, em uma missão científica em dezembro. O melhor de tudo é que os selecionados não precisam ser pesquisadores ou ter conhecimento técnico na área. Pede-se apenas espírito aventureiro e paixão pelo meio ambiente.
A iniciativa é do Airbnb e da ONG norte-americana Ocean Conservancy, que desejam despertar um maior respeito pela natureza e instigar as pessoas a tirar períodos sabáticos para repensar suas vidas.
A ship crusing among icebergs  between frozen land of Antarctica and islands surrounding it
A ship crusing among icebergs between frozen land of Antarctica and islands surrounding it
Os cinco voluntários vão coletar amostras de neve para saber até que ponto os microplásticos chegaram ao interior da Antártida, como mostra o descritivo da pesquisa de Pós-Doutorado da pesquisadora inglesa.
“A maioria das pessoas pensa na Antártida como um continente intocado e isolado, mas evidências recentes mostram que até mesmo os locais mais remotos são afetados pela poluição plástica”, defende Kirstie.
“Será um trabalho árduo, com o rigor científico exigido durante condições de inverno implacáveis. Estamos procurando pessoas apaixonadas, com um senso de cidadania global, empolgadas para fazer parte da equipe e voltar para casa e compartilhar nossas descobertas com o mundo”, acrescenta.
Inflatable boat full of tourists, watching for whales and seals, Antarctic Peninsula, Antarctica
Inflatable boat full of tourists, watching for whales and seals, Antarctic Peninsula, Antarctica
A viagem vai durar um mês e os selecionados vão participar de um treinamento de imersão em Punta Arenas, no Chile, onde irão se preparar em cursos de glaciologia e amostragem de campo, assim como trabalho de laboratório e prática de equipamentos.
“A parceria com o Airbnb no ‘Sabático na Antártida’ é uma oportunidade incrível para continuar nossa luta contra o plástico oceânico e aumentar a conscientização sobre esse problema”, explica Janis Searles Jones, CEO da Ocean Conservancy.
Para se candidatar ao “Sabático na Antártida”, clique aqui e preencha o formulário de inscrição. As inscrições vão até 8 de outubro.

LEIA TAMBÉM