Pedro Franco, colunista de HAUS

Design Filosófico

O Salão do Móvel de Milão e as tendências para 2024

28/03/2024 15:35
Thumbnail
A mais importante semana do design mundial se aproxima: o Salone del Mobile.Milano. Será a 62ª edição da semana milanesa que abala as estruturas do design.
Não há nenhum outro evento mundial que impacte o setor como o iSaloni. Falo por vivência prática, uma vez que já expus, seja como designer ou como empresário, nos maiores eventos de design, dos Estados Unidos à Europa e ao Médio Oriente.
Viajam com destino a Milão, para permanecer durante os seis dias de evento, cerca de 400 mil pessoas. Todos os stakeholders do mundo do design por lá se encontrarão entre os dias 16 a 21 de abril.
Pudera! Por lá, é possível visitar os eventos Fuori Saloni e suas festas imperdíveis, além dos eventos main stream da semana que ocorrem em 24 pavilhões do futurista Complexo de Rho-Pero, assinado pelo arquiteto romano Massimiliano Fuksas.
Na programação oficial, há desde a mostra destinada aos futuros talentos garimpados pela talent hunter Marva Griffin, o Salão Satélite – que chega a sua 25ª edição e revelou nomes como Nendo (Japão), Patrick Jouin (França) e Nika Zupanc (Eslovênia) – até os pavilhões destinados a grandes indústrias do design mundial.
Nestes, é importante observar o que as marcas que fizeram (e fazem) história irão apontar. Entre elas estão a toscana Edra, que catapultou ao estrelato os brasileiros Irmãos Campana, que mesclam com maestria design + artesanato.
A Magis, que produz diversas das peças de mais sucesso comercial da história do design, como a Cadeira Bombo.
A kartell, que revolucionou a história do plástico, com seu policarbonato injetado, criando peças como a cadeira Louis Ghost, de Philippe Starck.
A americana Knoll, que produz os maiores clássicos da história do design, como a mesa e cadeira Saarinen e a poltrona Barcelona (assinada por Mies Van der Rohe).
A austríaca Thonet, que “criou” o design industrial e, pelas mãos de seu fundador, Michael Thonet, revolucionou a produção de móveis com suas cadeiras em madeira curva ainda em 1890.
Enfim, por ali se passeia pela história do design. Os que fizeram o ontem, fazem o hoje e farão o amanhã.
E por falar em amanhã, quais são pontos a ficar de olho, na opinião deste designer que vos escreve?
  • I.A: ponto de não retorno não apenas no mundo do design, mas em todos os setores de A a Z, a Inteligência Artificial quebra paradigmas e abre novos horizontes. Não por acaso, é o tema central da campanha do Salone del Mobile de 2024: como a I.A traduz a importância do evento, onde o design acontece, evolui e define o futuro;
  • Sustentabilidade: o tema que outrora era considerado um adjetivo, tornou-se ponto obrigatório de toda indústria global de design. Assim como ocorreu na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, são esperados o surgimento de novos e inéditos materiais e uma estética do reuso;
  • Produtos icônicos: sabe aquela poltrona espalhafatosa em meio à sala? Pois bem, o design icônico é cada vez mais visto, devido sobretudo a sua diferenciação e atemporalidade. Em mercado cada vez mais pasteurizado, o design funcional se torna cada vez mais comoditizado;
  • Cores metalizadas: tal qual apontaram as marcas trendsetters em 2023 (Louis Vuitton, Objets Nomads etc.), os acabamentos metalizados que remetem à reflexão e ao futuro serão cada vez mais difundidos;
  • Ancestralidade: as contraposições fazem parte da leitura e evolução das tendências; e, dessa forma, em contraponto ao futuro, a busca pela origem e a ancestralidade devem estar presentes e ser exploradas de diversas formas.
Encerro esta coluna recomendando fortemente a todos os apreciadores e envolvidos na cadeia do design – de estudantes a profissionais do mundo moveleiro, profissionais e trend hunters do mundo da moda – e demais apreciadores do mundo da arte, arquitetura, design e decoração: visitem o Salone del Mobile 2024.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!