Salone del Mobile.Milano

Design

Evolução, inovação e inteligência artificial são os pilares do Salão do Móvel de Milão em 2024

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
Milão, Itália
15/02/2024 15:58
Thumbnail
Os ares primaveris ainda estão longe de envolver Milão, mas a cidade amanheceu ensolarada no último dia 13 de fevereiro (carnaval no Brasil), com temperatura beirando os 15°C. Os mais supersticiosos acreditam que o cenário foi uma prévia de como será a 62ª edição do Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), o mais importante evento mundial do setor de design, que acontece de 16 a 21 de abril na cidade italiana. Oficialmente, nesta última terça-feira, deu-se a contagem regressiva para a manifestação com a coletiva de imprensa realizada no Piccolo Teatro Strehler, no coração do bairro de Brera.
As boas-vindas foram dadas pela presidente do Salão do Móvel, Maria Porro, que revelou aos jornalistas conteúdo e grandes surpresas. Evolução e inovação são as palavras-chave para definir esta edição como palco do "Where Design Evolves" (Onde o Design Evolui, em tradução livre), na qual a capacidade de análise, entusiasmo e curiosidade conduzem à uma interação e experimentação inovadora por parte do público. Obviamente, sempre levando em conta os benefícios da transição ecológica.
É também um ano de colaborações e parcerias. Desta vez, com o departamento da Escola de Design do Politécnico de Milão, que irá realizar uma pesquisa para explorar a relação entre o evento, a cidade e o setor em profundidade e promover maior sustentabilidade, inclusão e circularidade na Semana de Design.
Salão do Móvel de Milão será realizado entre 16 e 21 de abril de 2024 | Foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano/Andrea Mariani
Salão do Móvel de Milão será realizado entre 16 e 21 de abril de 2024 | Foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano/Andrea Mariani

"Where Design Evolves", a chave do sucesso do Salão do Móvel 2024

"Uma edição rica", definiu Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano. Serão 172 mil metros quadrados do complexo da feira de Rho, a 20 minutos do centro da metrópole, ocupados por mais de 1.900 expositores, dos quais 600 são jovens designers que participam do SaloneSatellite (Salão Satélite) e 30% correspondem à participação de empresas estrangeiras. Será uma edição repleta de novidades em produtos e tendências, mostras, instalações, palestras e talks com protagonistas do mundo do design.
"Neurociência, inteligência artificial, novos formatos e percursos, um projeto cultural unitário, mas também abrangente, que abraça a coerência multidisciplinar e ainda cria ambientes para reflexão e instalações visionárias", acrescenta Maria Porro. "Tudo pensado para oferecer ao visitante e ao expositor uma experiência excepcional em conteúdo", completa.
E, graças à neurociência, o público irá interagir ainda mais, e se queixar menos de cansaço. Tudo porque os itinerários serão reduzidos em 10% dentro da Rho, com os expositores todos distribuídos na parte inferior dos pavilhões (como aconteceu em 2023). Assim, não será necessário o sobe e desce, e para economizar tempo e pernas, a Ponte de Mar, esteiras rolantes na parte superior, irão otimizar a passagem de um pavilhão para outro.

EuroCucina e Exposição Internacional de Banheiros

Se em 2023 as luzes brilharam na Euroluce, a 62ª edição do Salão do Móvel de Milão traz novamente a mostra EuroCucina, além do evento paralelo FTK, Tecnologia para a Cozinha (pavilhões 2 a 4) e da Exposição Internacional de Banheiros (6 a 10), dois eventos que ganham novo layout e também contam com ferramentas de neurociência para melhorar a experiência de visitação por meio da análise de reações neurológicas, emocionais e perceptivas dos visitantes.
A distribuição das áreas das duas bienais será mais intuitiva graças às suas rotas simétricas. Para visitar a EuroCucina e a Exposição Internacional de Banheiros será preciso caminhar 640 metros por hora e não mais os 1,2 quilômetros das últimas edições.

25 anos de Salão Satélite

2024 é também o ano em que irá se comemorar os 25 anos do Salão Satélite (SaloneSatellite), mostra dedicada aos jovens designers (com menos de 35 anos), sob o comando da fundadora e curadora Marva Griffin. Seiscentos novos talentos e 22 escolas de Design irão apresentar lançamentos e inovações em matérias-primas e produtos a partir do tema “Connecting Design since 1998" (Conectando Design desde 1998, em tradução livre).
Salone Satellite celebra 25 anos reunindo 600 jovens designers de todas as partes do mundo | Foto: Courtesy Salone del Mobile/Ludovica Mangini
Salone Satellite celebra 25 anos reunindo 600 jovens designers de todas as partes do mundo | Foto: Courtesy Salone del Mobile/Ludovica Mangini
Para celebrar este marco histórico, o evento paralelo ao Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano) ganha uma exposição no "templo" do design italiano, a Triennale de Milão, de 16 a 28 de abril. A mostra conta com curadoria de Beppe Finessi e Ricardo Bello Dias e irá apresentar produtos e projetos premiados, protótipos, documentos, fotografias e matérias publicadas na imprensa internacional nos últimos 25 anos do evento.

Instalações, palestras e áreas de lazer

Nem só de produtos e tendências vive a mais importante manifestação de design no planeta. Nas áreas expositivas do Salão do Móvel, na feira de Rho, haverá muito espaço reservado para a cultura e lazer. Entre elas, instalações de grandes nomes, como a "Interiors", assinada pelo cineasta americano David Lynchm. Uma sala para pensar e refletir (pavilhões 5-7), ela apresenta dois ambientes espelhados com portas simbólicas que se cruzam e fazem com que o público "mergulhe" no evento a partir de uma forma original e imaginativa sobre a concepção dos espaços interiores.
Projeto da instalação "Under the Surface", por Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi para o Salone del Mobile 2024 | Imagem: Courtesy Salone del Mobile.Milano/Salotto NY
Projeto da instalação "Under the Surface", por Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi para o Salone del Mobile 2024 | Imagem: Courtesy Salone del Mobile.Milano/Salotto NY
Para os amantes da natureza, em especial do mar, o projeto "Under the Surface" (Sob a Superfície, em tradução livre) abraça ética, sustentabilidade e tecnologia, mas também o poder, o encanto e a fragilidade da água. A instalação foi projetada por Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi e criada para a Exposição Internacional de Banheiros (pavilhão 10). O objetivo é envolver o público de forma imersiva e o convidar a pensar sobre a relação com os recursos naturais e o uso consciente da água.
Já no centro da EuroCucina, um grande palco fluido acolherá artistas, designers e chefs de todo o mundo, apresentando uma visão original sobre o presente e o futuro dos ingredientes naturais. Assim como nos dois últimos anos, o Salão do Móvel disponibilizará uma série de talks e palestras com personalidades de renome internacional como Francis Kéré, vencedor do prêmio Pritzker, Johanna German Ross, curadora de design contemporâneo do Museu Victoria & Albert, de Londres, e Hans Ulrich Obrist, diretor artístico da Serpentine Gallery, também de Londres. Nos pavilhões 2, 4, 6 e 10 nichos de lazer ou simplesmente espaços de descanso também estarão à disposição do visitantes, juntamente de uma biblioteca e restaurantes.

Serviço

62ª edição do Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano)
  • De 16 a 21 de abril de 2024
  • Das 9h30 às 18h30
  • Local: Fiera Milano, Rho, Milão - Itália
  • Ingressos: no site oficial do evento, a partir do fim de fevereiro (nos dias 20 e 21 de abril, a feira será aberta ao público)

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!