Salone del Mobile.Milano

Design

Evolução, inovação e inteligência artificial são os pilares do Salão do Móvel de Milão em 2024

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
Milão, Itália
15/02/2024 15:58
Thumbnail
Os ares primaveris ainda estão longe de envolver Milão, mas a cidade amanheceu ensolarada no último dia 13 de fevereiro (carnaval no Brasil), com temperatura beirando os 15°C. Os mais supersticiosos acreditam que o cenário foi uma prévia de como será a 62ª edição do Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), o mais importante evento mundial do setor de design, que acontece de 16 a 21 de abril na cidade italiana. Oficialmente, nesta última terça-feira, deu-se a contagem regressiva para a manifestação com a coletiva de imprensa realizada no Piccolo Teatro Strehler, no coração do bairro de Brera.
As boas-vindas foram dadas pela presidente do Salão do Móvel, Maria Porro, que revelou aos jornalistas conteúdo e grandes surpresas. Evolução e inovação são as palavras-chave para definir esta edição como palco do "Where Design Evolves" (Onde o Design Evolui, em tradução livre), na qual a capacidade de análise, entusiasmo e curiosidade conduzem à uma interação e experimentação inovadora por parte do público. Obviamente, sempre levando em conta os benefícios da transição ecológica.
É também um ano de colaborações e parcerias. Desta vez, com o departamento da Escola de Design do Politécnico de Milão, que irá realizar uma pesquisa para explorar a relação entre o evento, a cidade e o setor em profundidade e promover maior sustentabilidade, inclusão e circularidade na Semana de Design.
Salão do Móvel de Milão será realizado entre 16 e 21 de abril de 2024 | Foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano/Andrea Mariani
Salão do Móvel de Milão será realizado entre 16 e 21 de abril de 2024 | Foto: Courtesy Salone del Mobile.Milano/Andrea Mariani

"Where Design Evolves", a chave do sucesso do Salão do Móvel 2024

"Uma edição rica", definiu Maria Porro, presidente do Salone del Mobile.Milano. Serão 172 mil metros quadrados do complexo da feira de Rho, a 20 minutos do centro da metrópole, ocupados por mais de 1.900 expositores, dos quais 600 são jovens designers que participam do SaloneSatellite (Salão Satélite) e 30% correspondem à participação de empresas estrangeiras. Será uma edição repleta de novidades em produtos e tendências, mostras, instalações, palestras e talks com protagonistas do mundo do design.
"Neurociência, inteligência artificial, novos formatos e percursos, um projeto cultural unitário, mas também abrangente, que abraça a coerência multidisciplinar e ainda cria ambientes para reflexão e instalações visionárias", acrescenta Maria Porro. "Tudo pensado para oferecer ao visitante e ao expositor uma experiência excepcional em conteúdo", completa.
E, graças à neurociência, o público irá interagir ainda mais, e se queixar menos de cansaço. Tudo porque os itinerários serão reduzidos em 10% dentro da Rho, com os expositores todos distribuídos na parte inferior dos pavilhões (como aconteceu em 2023). Assim, não será necessário o sobe e desce, e para economizar tempo e pernas, a Ponte de Mar, esteiras rolantes na parte superior, irão otimizar a passagem de um pavilhão para outro.

EuroCucina e Exposição Internacional de Banheiros

Se em 2023 as luzes brilharam na Euroluce, a 62ª edição do Salão do Móvel de Milão traz novamente a mostra EuroCucina, além do evento paralelo FTK, Tecnologia para a Cozinha (pavilhões 2 a 4) e da Exposição Internacional de Banheiros (6 a 10), dois eventos que ganham novo layout e também contam com ferramentas de neurociência para melhorar a experiência de visitação por meio da análise de reações neurológicas, emocionais e perceptivas dos visitantes.
A distribuição das áreas das duas bienais será mais intuitiva graças às suas rotas simétricas. Para visitar a EuroCucina e a Exposição Internacional de Banheiros será preciso caminhar 640 metros por hora e não mais os 1,2 quilômetros das últimas edições.

25 anos de Salão Satélite

2024 é também o ano em que irá se comemorar os 25 anos do Salão Satélite (SaloneSatellite), mostra dedicada aos jovens designers (com menos de 35 anos), sob o comando da fundadora e curadora Marva Griffin. Seiscentos novos talentos e 22 escolas de Design irão apresentar lançamentos e inovações em matérias-primas e produtos a partir do tema “Connecting Design since 1998" (Conectando Design desde 1998, em tradução livre).
Salone Satellite celebra 25 anos reunindo 600 jovens designers de todas as partes do mundo | Foto: Courtesy Salone del Mobile/Ludovica Mangini
Salone Satellite celebra 25 anos reunindo 600 jovens designers de todas as partes do mundo | Foto: Courtesy Salone del Mobile/Ludovica Mangini
Para celebrar este marco histórico, o evento paralelo ao Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano) ganha uma exposição no "templo" do design italiano, a Triennale de Milão, de 16 a 28 de abril. A mostra conta com curadoria de Beppe Finessi e Ricardo Bello Dias e irá apresentar produtos e projetos premiados, protótipos, documentos, fotografias e matérias publicadas na imprensa internacional nos últimos 25 anos do evento.

Instalações, palestras e áreas de lazer

Nem só de produtos e tendências vive a mais importante manifestação de design no planeta. Nas áreas expositivas do Salão do Móvel, na feira de Rho, haverá muito espaço reservado para a cultura e lazer. Entre elas, instalações de grandes nomes, como a "Interiors", assinada pelo cineasta americano David Lynchm. Uma sala para pensar e refletir (pavilhões 5-7), ela apresenta dois ambientes espelhados com portas simbólicas que se cruzam e fazem com que o público "mergulhe" no evento a partir de uma forma original e imaginativa sobre a concepção dos espaços interiores.
Projeto da instalação "Under the Surface", por Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi para o Salone del Mobile 2024 | Imagem: Courtesy Salone del Mobile.Milano/Salotto NY
Projeto da instalação "Under the Surface", por Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi para o Salone del Mobile 2024 | Imagem: Courtesy Salone del Mobile.Milano/Salotto NY
Para os amantes da natureza, em especial do mar, o projeto "Under the Surface" (Sob a Superfície, em tradução livre) abraça ética, sustentabilidade e tecnologia, mas também o poder, o encanto e a fragilidade da água. A instalação foi projetada por Accurat, Design Group Italia e Emiliano Ponzi e criada para a Exposição Internacional de Banheiros (pavilhão 10). O objetivo é envolver o público de forma imersiva e o convidar a pensar sobre a relação com os recursos naturais e o uso consciente da água.
Já no centro da EuroCucina, um grande palco fluido acolherá artistas, designers e chefs de todo o mundo, apresentando uma visão original sobre o presente e o futuro dos ingredientes naturais. Assim como nos dois últimos anos, o Salão do Móvel disponibilizará uma série de talks e palestras com personalidades de renome internacional como Francis Kéré, vencedor do prêmio Pritzker, Johanna German Ross, curadora de design contemporâneo do Museu Victoria & Albert, de Londres, e Hans Ulrich Obrist, diretor artístico da Serpentine Gallery, também de Londres. Nos pavilhões 2, 4, 6 e 10 nichos de lazer ou simplesmente espaços de descanso também estarão à disposição do visitantes, juntamente de uma biblioteca e restaurantes.

Serviço

62ª edição do Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano)
  • De 16 a 21 de abril de 2024
  • Das 9h30 às 18h30
  • Local: Fiera Milano, Rho, Milão - Itália
  • Ingressos: no site oficial do evento, a partir do fim de fevereiro (nos dias 20 e 21 de abril, a feira será aberta ao público)