Opinião

Pedro Franco

Pedro Franco

Na coluna 'Design Filosófico', o artista Pedro Franco se dedica a trazer suas reflexões, que mesclam estudos antropológicos e iconográficos, análises filosóficas, estudo de inclinações da sociedade, além — é claro — de aspectos estéticos e formais. Tudo baseado na premissa de que o bom design é feito para pessoas.

Design Filosófico

Impactando o mundo com criatividade e paixão

29/05/2024 18:03
Thumbnail
Em momentos como este, enquanto escrevia esta coluna, sintia-me imensamente orgulhoso do meu ofício: ser DESIGNER.
Acabava de entregar dois projetos desenvolvidos para marcas de grande tradição, destinados à Expo Revestir. Todo o trabalho realizado ao longo de meses tem um impacto direto em diversas pessoas: desde a equipe da fábrica, que envolve tanto produção quanto marketing e gestores, até a equipe responsável pela construção dos estandes e a de tecnologia. Centenas de indivíduos estão envolvidos nesse processo.
O mesmo aconteceu enquanto nos preparávamos para participar do Salone del Mobile.Milano 2024.
Apresentei aproximadamente 40 produtos lá. Cada um deles é fruto do envolvimento direto e apaixonado meu e da minha equipe. São horas e horas de pensamento e reflexão até chegarmos ao resultado. Contamos com o envolvimento de uma série de fornecedores e seus respectivos funcionários, que seguem meticulosamente as diretrizes apresentadas em uma simples folha de papel. É como se, num passe de mágica, os pensamentos criativos que surgem, geralmente durante a noite, se materializassem nas folhas de papel, aproximando-se ainda mais da realidade por meio do uso de ferramentas digitais e da modelagem 3D, e finalmente ganhassem vida. Novamente, envolvemos dezenas de pessoas, desde os curtumes que fornecem o couro escolhido até os diversos processos de fabricação: tapeçaria, moldagem, metalurgia, entre outros.
No contexto de Milão, há ainda o trabalho dos despachantes para o processo de exportação e chegada das mercadorias na data acordada, além das empresas que milagrosamente constroem os estandes em um trabalho de meses, após receberem um projeto. Assim, o mundo parece encolher, com uma ponte linear unindo o Brasil à Itália. Sempre procuro levar uma identidade que transforme meu espaço em Milão em uma verdadeira casa brasileira.
Cadeira Esqueleto, criada há 12 anos por Pedro Franco | Fabio Gambina
Cadeira Esqueleto, criada há 12 anos por Pedro Franco | Fabio Gambina
Um estande, quando transcende sua função comercial, acaba por impactar a visão de milhares de pessoas que passam por sua frente. Isso ocorre desde que estejam em exposição peças que representam verdadeiras histórias, materializadas através de uma perspectiva estética.
Essas peças carregam aprendizados, questionamentos e provocações, além de seu atestado de origem.
Algumas delas crescem e se tornam grandiosas. Grandes em imagem, em número de vendas e no impacto sobre as pessoas que as rodeiam durante o processo produtivo, tornando-se atemporais, maiores até mesmo do que seus criadores, como humildemente observei acontecer com minha criação de 12 anos atrás, a Cadeira Esqueleto.
Penso comigo mesmo que poucos setores têm um impacto tão significativo em uma cadeia produtiva quanto o design. Quem observa uma coleção ou um estande não imagina a quantidade de pessoas envolvidas em seu desenvolvimento e materialização.
E então vem à consciência: somos apenas uma engrenagem de um processo que pode tornar o mundo não apenas mais belo, mas um lugar melhor. Basta seguir a premissa de que o que realmente importa sobre o design é como ele se relaciona com as pessoas, como disse o sábio pensador Victor Papanek.
Designers, unam-se em prol de um mundo melhor. Utilizem bem suas "armas": caneta, papel e coração.