Um projeto de arquitetura é indispensável para a construção ou ambientação de um imóvel. Afinal, sendo bem executado, é ele quem vai garantir que os espaços correspondam às necessidades de uso e aos gostos dos moradores, além de trazer funcionalidade e ergonomia ao dia a dia.
Na hora da contratação de um arquiteto, no entanto, são diversas as dúvidas que rondam a cabeça de quem precisa construir ou reformar seu espaço. Quanto custa um projeto de arquitetura? Como faço para contratar um arquiteto? O que preciso saber para conseguir transmitir ao profissional quais são meus desejos e necessidades? E, quando todas essas estão superadas, surge mais uma: o que eu irei receber ao contratar um projeto?
Para te responder, HAUS ouviu a Archa, plataforma brasileira de contratação de projetos de arquitetura, que elencou o que você pode esperar de entregas ao contratar o serviço de um profissional de arquitetura ou design de interiores. Confira!
Reunião de alinhamento
Pode parecer óbvio, mas é válido ressaltar que a reunião de alinhamento está dentro do "pacote" de entregas que o cliente recebe ao contratar um projeto de arquitetura. É nela que o arquiteto terá a oportunidade de conhecer melhor o cliente e, este, de expressar quais são suas necessidades, desejos e, eventualmente, limitantes para a obra, como orçamento, cores que prefere não usar, itens obrigatórios, reaproveitamento de peças de mobiliário e decoração, entre outros.
Estudo do projeto
Também chamada de fase preliminar, é o momento no qual o arquiteto desenvolve as primeiras ideias e conceitos para o projeto. Para isso, ele trabalha na criação de croquis, moodboards (espécie de mapa de referências visuais de cores, texturas e acabamentos), planta baixa (desenho em escala que apresenta a disposição dos cômodos, localização de portas e janelas, entre outros, como se vistos de cima) e até imagens em 3D do(s) ambiente(s).
Projeto conceitual
Trata-se do refinamento da etapa anterior. Nele, as ideias para o projeto são aprofundadas e ganham mais especificidade. É nesta fase que o arquiteto ou designer de interiores apresenta a posição que os mobiliários soltos ou em marcenaria ocuparão nos cômodos, a paleta de cores e acabamentos selecionados, o tipo de solução de iluminação proposta, entre outros detalhes do projeto de arquitetura ou de interiores.
Lista de materiais
Para tirar o projeto do papel e torná-lo realidade nos ambientes, o arquiteto ou designer de interiores apresenta ao cliente uma relação do móveis e itens de acabamento especificados. Esta lista é importante, pois guiará as compras para a execução da obra e/ou ambientação dos espaços.
Projeto executivo
O projeto executivo é uma espécie de manual da obra. Ou seja, ela é o documento definitivo que permitirá aos fornecedores e demais prestadores de serviço envolvidos na execução do projeto realizarem as construções ou alterações necessárias para que os espaços sejam transformados e entregues da forma como previa o projeto, com todas as soluções espaciais, funcionais, de ergonomia e estéticas.