Reunião

Arquitetura

Vai contratar um projeto de arquitetura? Saiba o que é briefing e como estar preparado para ele

Da redação
13/05/2024 12:15
Thumbnail
No momento de contratar um projeto de arquitetura, além da pesquisa pelo prestador do serviço, é indispensável que você, cliente, prepare-se para vislumbrar e compreender o que deseja para aquele espaço - necessidades, preferências e usos que fará dos ambientes - e como apresentar todos eles para o arquiteto que desenvolverá o seu projeto, seja ele arquitetônico ou de interiores.
Fique tranquilo! Não estamos falando sobre a preparação de um documento, apresentação em power point, nada disso. Mas, sim, da organização das ideias de forma que elas possam ser compartilhadas de maneira clara e objetiva, contribuindo para o entendimneto do que se espera do projeto e para o alinhamento de expectativas entre você, cliente, e o profissional que irá desenvolvê-lo.
É o que o mercado costuma chamar de briefing. O termo tem origem na língua inglesa e significa “instruções”, em tradução livre. É bastante utilizado nas áreas de publicidade e propaganda, na administração e arquiteura e design, entre outras, para definir o momento inicial, a primeira reunião que estes profissionais fazem com seus clientes para entender as necessidades deles e traçar os caminhos para o prosseguimento do projeto.
E não se engane: ela pode soar menos relevante, por se tratar do primeiro encontro entre o cliente e o arquiteto ou designer de interiores, mas é uma das etapas mais importantes do projeto, pois será a base que irá garantir que o resultado final esteja de acordo com as necessidades e desejos, que agrade o cliente.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre briefing na arquitetura e como se preparar para responder às questões que serão colocadas pelo profisisonal responsável pelo desenvolvimento do seu projeto. Confira!

O que é um briefing?

Momento de troca entre o cliente e o profissional responsável pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico, o briefing apresentará as informações que indicam o caminho para a execução dele. Por isso, após a reunião, é recomendada sua redação, revisão e posterior leitura por todos os envolvidos, como forma de garantir que tudo foi compreendido e que todos estão cientes sobre como o projeto deverá seguir. Ele deve ser consultado quantas vezes for necessário, inclusive pelo cliente. Afinal, todo o trabalho será desenvolvido tendo como base as informações descritas nesse documento.

Como um briefing é estruturado?

A estruturação do briefing será realizada pelo profissional, que fará uma espécie de entrevista com o cliente para o desenvolvimento dele. Para respondê-la da forma mais completa e assertiva possível, é preciso que você esteja preparado para responder a algumas questões e, caso elas não sejam apresentadas, para acrescentar informações adicionais que considere relevantes. Entre elas, podemos citar:

Perfil do cliente

Fale sobre seu estilo de vida; se é casado ou solteiro (ou se planeja casar ou compartilhar o imóvel de alguma forma, como para locação por temporada, por exemplo); se tem ou pretende ter filhos.
No caso de projetos comerciais, conte sobre a história da empresa, sua missão, valores, metas etc.

Objetivo do projeto

Comente o máximo possível sobre os objetivos que você tem para aquele projeto, para o uso daquele espaço - seja ele uma casa, um cômodo, um escritório, uma loja etc. Explique se ele será totalmente novo ou se há algo no imóvel que você deseja manter, reaproveitar ou ressignificar; descreva todas as necessidades que tem e também as que poderá vir a ter para o uso daquele espaço; fale sobre o estilo que mais lhe agrada e se tem preferências por materiais e cores para aquele ambiente, por exemplo.
Lembre-se que quanto mais informações você compartilhar com o profissional e quanto mais detalhadas elas forem, mais "material" ele terá para trabalhar no desenvolvimento do seu projeto de arquitetura e mais alinhado às suas necessidades, desejos e personalidade ele estará!

Descrição do cronograma

A partir dessas informações, o arquiteto ou designer de interiores irá apresentar um cronograma e os prazos para apresentação e execução das etapas do projeto. Prestar atenção às datas acordadas permite o alinhamento de expectativas, evita frustrações e possibilita o acompanhamento, tanto pelo cliente quanto pelo profissional, da evolução da obra e se, em alguns casos, será necessário um reajuste de rota decorrente de imprevistos, questões orçamentárias ou outras que possam interferir no andamento do projeto.
É fato que, quando se faz uma obra, todos desejam que ela seja finalizada o mais rápido possível. Mas, é preciso que o cliente esteja ciente sobre o tempo necessário para a elaboração do projeto e execução de suas etapas subsequentes, da mesma forma que se espera do profissional transparência e projeções realistas quanto aos prazos.

Referências

A pesquisa por referências é comum em diversas áreas - do corte de cabelo ao traje para o casamento -, e não seria diferente na arquitetura e no design de interiores. Antes de comparecer à reunião de briefing, pesquise, salve ou faça prints de links e/ou imagens de projetos, materiais, móveis, objetos decorativos, entre outros, dos quais gosta e que gostaria que fossem contemplados em seu projeto. Esse arquivo serve como ferramenta para que você possa expressar claramente ao arquiteto ou designer de interiores suas preferências e desejos e para que o profissional possa compreendê-los a partir de elementos visuais, e não apenas descritivos.
E, da mesma forma que é importante ilustrar o que você gostaria de ver no seu projeto, vale apontar o que não espera encontrar nele, o que pode ir do uso de determinada cor ou estampa a materiais e estilos arquitetônicos e de design. Ou seja, não tenha receio de levar o máximo possível de informações para a reunião de briefing com o profissional que irá desenvolver o seu projeto de interiores. Lembre-se que toda informação que compartilhar com ele servirá de base para o desenvolvimento e, consequentemente, resultado do projeto do seu espaço.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!