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Ornare segue expansão internacional e inaugura showroom em Milão durante a Semana do Design
Cozinha Shaker Ornare | Divulgação
Se há uma rua histórica em Milão, certamente é a Alessandro Manzoni, uma homenagem a um dos maiores romancistas italianos. Considerada uma via urbana arterial que liga o centro da cidade ao badalado Quadrilátero della Moda, a rua se consolida como a residência oficial de grifes do design como a centenária Poltrona Frau, DePadova e La Cividina. E é exatamente no número 30 da via Manzoni, mais precisamente no Palazzo Gallarati, um edifício em estilo barroco do século 18, que a Ornare, empresa brasileira líder em mobiliário sob medida no segmento luxo, abre sua primeira flagship store na Europa.
A inauguração será realizada durante a Semana do Design de Milão (Milan Design Week), importante evento mundial do setor, que neste ano será realizado de 16 a 21 de abril. "Era um sonho dos meus pais que se tornou realidade", comenta Stefan Schattan, 33 anos, filho dos empresários e proprietários da Ornare, Murillo e Esther, e responsável pela filial europeia. "É uma verdadeira volta às origens, já que a inspiração do nome da marca veio depois de uma pesquisa em um dicionário da língua italiana".
O showroom de Milão, com 450 m², abrigará a Timeless Collection, lançada no ano passado pelo Studio Ornare, sob direção de Murillo Schattan, além da nova linha Colette, apresentada em 2024. A marca aposta no seu design sofisticado e atemporal, na qualidade dos produtos e no serviço personalizado para expandir a sua clientela internacional.
"Um diferencial é, por exemplo, o uso da madeira maciça certificada pelo Conselho de Manejo Florestal nos móveis da Timeless que, juntamente com a nossa tecnologia, permite oferecer ao mercado um produto de alto padrão e durabilidade", explica Stefan Schattan. "Nossos projetos se diferenciam pelo BeSpoke, que é a customização, ou seja, a personalização graças à nossa gama de mais de 400 acabamentos com uma variedade de elementos em couro, lâminas, cores, vidros, tecidos e películas", completa.
A aposta na expansão Ornare, que começou em 2006 com a inauguração da primeira flagship store no exterior, mais precisamente em Miami, tem se revelado um sucesso. No Brasil, são 15 showrooms. Nos Estados Unidos, sete, e um em Dubai, nos Emirados Árabes. Por isso, a chegada à capital do design neste ano não intimida. Pelo contrário. A concorrência é acirrada, não só em termos de preço, mas também em relação à tradição do chamado "Made in Italy", com nomes como Poliform, Porro e Molteni como competidores.
"Sabemos do desafio, mas ao mesmo tempo temos consciência de que Milão é um ponto estratégico e confiamos na qualidade de nossos armários, cozinhas e closets", comenta Stefan que está de mudança para a cidade. O objetivo é conquistar não só o consumidor final, mas também incorporadoras com projetos internacionais. A excelência na produção de mobiliário sob medida de alto padrão, o atendimento e o serviço personalizado são alguns dos elementos que prometem levar a Ornare ao patamar almejado. "Teremos profissionais especializados na filial de Milão, que irão atender às necessidades dos clientes. Tudo será produzido no Brasil, na nossa fábrica em Cotia, na grande São Paulo, e enviado por navio para a destinação final. Ainda contamos com uma equipe treinada pela Ornare para a montagem", detalha ele.
Das vitrines de via Manzoni, o público que transita por Milão poderá conhecer também de perto as cozinhas das linhas Minimal, Linear, Shaker, closets Stripe, conjunto de armários Little Luxury Beauty, além de acessórios como pufs e mancebos. Outro atrativo para o mercado internacional é a colaboração com renomados arquitetos e designers, como Ruy Ohtake, Marcelo Rosenbaum e o italiano Carlo Colombo.
"Outra questão importante é a sustentabilidade, que já faz parte do DNA da empresa e é de extrema importância no segmento de luxo do qual fazemos parte. Nos processos internos privilegiamos a escolha de matérias-primas sustentáveis e certificações ambientais internacionais", completa Stefan Schattan, que abraça o desafio de uma expansão da marca brasileira no Velho Continente. E que promete "ornare", que em italiano quer dizer "rendere più bello" (deixar mais bonito) projetos ao redor do mundo com um toque de luxo brasileiro.