Projeto Brazilian Furniture

Negócios

Missão na IMM Cologne 2024 gera mais de US$ 35 milhões em negócios para a indústria moveleira nacional

Redação
21/02/2024 16:45
Thumbnail

Desenvolvido pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, o projeto Brazilian Furniture busca ampliar a competitividade da indústria moveleira nacional no mercado externo | ApexBrasil

Ações promovidas pelo projeto setorial Brazilian Furniture durante a recente IMM 2024 (Internationale Möbelmesse, uma das principais feiras moveleiras do globo, em Colônia, na Alemanha), renderam mais de 800 contatos comerciais para indústrias participantes, totalizando US$ 35 milhões em negociações para os próximos 12 meses. Desenvolvida pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a iniciativa promoveu a Missão Comercial IMM Cologne com a presença de 26 indústrias brasileiras.
Todas participaram de rodadas de negócios com compradores de diversos países da Europa, Oriente Médio e Norte da África e 13 delas expuseram seus produtos em estandes exclusivos dentro do evento, que ocorreu de 14 a 18 de janeiro e atraiu aproximadamente 42 mil visitantes de 129 países.
Na avaliação dos organizadores do projeto, o panorama foi positivo para as empresas brasileiras, que conseguiram não apenas destacar suas marcas no cenário global, mas também efetivaram volume expressivo de negócios. As marcas expositoras fizeram 648 diferentes contatos comerciais, materializados em US$ 21,39 milhões entre negócios imediatos e prospectados para o ano. Já as rodadas de negócios organizadas por meio da missão culminaram em 214 contatos e US$ 13,69 milhões em expectativas de negócios. Dentre os 862 contatos comerciais estabelecidos pelas empresas brasileiras participantes, 86% são novos.
“Tal resultado reflete a demanda por produtos que combinam tecnologia, ciclos produtivos sustentáveis, design integrado à indústria e autenticidade criativa. Características marcantes do mobiliário brasileiro, enfatizando o reconhecimento e a crescente influência do Brasil no mercado internacional de móveis”, avalia a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.
Com foco em viabilizar novas oportunidades para a indústria brasileira do mobiliário no mercado internacional, aumentar a visibilidade e o alcance das marcas nacionais e dos produtos fabricados no Brasil, o Brazilian Furniture tem cronograma de ações movimentado para 2024 e aposta em ações internacionais para ampliar a competitividade do segmento. Para 2025 a agenda ainda não está oficializada, mas a expectativa é de uma nova missão brasileira volte a Colônia para mais uma edição.