Primeira família a se mudar para uma casa impressa em 3D economiza 20% com a construção

Aléxia Saraiva
25/07/2018 14:16
Thumbnail

Com de 95 m², primeira casa impressa em 3D ganha moradores em Nantes, na França. Foto: Reprodução/Yhnova

A cidade francesa de Nantes conseguiu, neste ano, realizar pela primeira vez dois feitos mundiais de uma vez só. Ela está recebendo a primeira família a morar em uma casa impressa em 3D, que também é a primeira do planeta inteiramente construída com essa técnica. A casa, chamada Yhnova, foi concebida como uma solução para a falta de moradias dignas para todos: sua construção custa cerca de 20% a menos que o custo de uma casa convencional.
Além disso, outro ponto positivo é a quantidade de tempo necessária para erguer a edificação: 54 horas — mais quatro meses suplementares para adicionar portas, janelas e acabamentos. As vantagens se devem à nova tecnologia chamada BâtiPrint3D, desenvolvida por equipes da Universidade de Nantes. 
Foto: reprodução/Yhnova
Foto: reprodução/Yhnova
Ela consiste em um robô com braço de quatro metros de comprimento guiado por laser. Camadas sucessivas de material à base de concreto são depositadas uma sobre a outra segundo o projeto, e sua dinâmica permite desenhos mais complexos dos que normalmente impressoras 3D conseguem realizar.
Por isso mesmo, Yhnova tem uma formato diferente: sua fachada tem formato de onda. A característica também ajuda a otimizar o isolamento térmico e diminuir a umidade no interior da casa. No total, a casa tem 95 m² e é dividida em quatro quartos e um grande cômodo central, que concentra sala e cozinha.
Segundo o jornal francês Ouest France, a casa recebeu seus primeiros moradores em junho. A família tem cinco pessoas: o casal Nordine e Nouria Ramdani, de 45 e 35 anos, e seus três filhos, de seis, cinco e três anos de idade.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!