Com arquitetura futurista, condomínio de casa e prédios será impresso em 3D
Projeto de casas e edifícios em 3D começa a ganhar forma em Eindhoven. Imagens: Eindhoven University of Technology / Reprodução
Um condomínio totalmente impresso em concreto com tecnologia 3D está prestes a ganhar forma na Holanda, na cidade de Eindhoven. A experiência contará com impressão de cinco estruturas sendo uma casa de 95 m² e outros quatro edifícios com mais pavimentos. O projeto é fruto da parceria que inclui o escritório Houben & Van Mierlo Architecten e a Eindhoven University of Technology. O “condomínio” será comercializado por uma empresa imobiliária após a conclusão.
A previsão de início da implantação do projeto é ainda em 2018 e, além da forma não convencional de construção, chama atenção o formato das casas, que só será possível por conta da flexibilidade da tecnologia de impressão 3D em concreto.
De acordo com os pesquisadores o projeto é marcante em vários níveis, representando o potencial da tecnologia na construção civil e mostrando que a impressão digital proporciona um processo limpo, permite variedade de características para a arquitetura e reduz o uso de cimento, garantindo menor impacto ambiental. A primeira residência está prevista para ser ocupada a partir do meio de 2019.