Novo tipo de célula solar usa bactérias para gerar energia até em dias nublados

HAUS
26/07/2018 20:38
Thumbnail

Foto: Divulgação

Pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, anunciaram recentemente a criação de um novo tipo de célula solar — construído com bactérias — capaz de converter luz em energia elétrica mesmo em condições de tempo nublado. O resultado da pesquisa foi publicado no periódico especializado Small.
O desenvolvimento da célula, que registrou uma corrente mais forte que qualquer outra já registrada em dispositivos semelhantes, abre novas possibilidades para regiões tipicamente encobertas, como a Columbia Britânica e o norte da Europa, onde a primeira rodovia solar do mundo foi inaugurada.
Curso sobre energia solar será oferecido pela IAB/PR nos dias 8 e 9 de maio.<br>Foto: Pixabay.
Curso sobre energia solar será oferecido pela IAB/PR nos dias 8 e 9 de maio.<br>Foto: Pixabay.
As células solares “biogênicas” contêm organismos vivos e foram desenvolvidas a partir de esforços anteriores que se concentraram na extração do corante natural que as bactérias usam para a fotossíntese. A partir do processo tradicionalmente caro e complexo de extração do corante, os pesquisadores, liderados pelo professor Vikramaditya Yadav, mudaram o foco para a bactéria E. coli, que foi geneticamente modificada para produzir grandes quantidades de licopeno, um corante que é eficiente na absorção de luz para gerar energia.
A equipe estima que o processo poderia reduzir o custo da produção de corante em 90%, representando um salto significativo para a viabilidade da tecnologia. Após o anúncio, a equipe continua avançando, procurando um processo que não mate as bactérias, possibilitando, assim, a produção de corante indefinidamente.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!