Com a chegada da primavera, é hora de trazer as flores novamente para a decoração. Elas conferem mais cor e perfume e assim tornam os ambientes mais atraentes e aconchegantes.
O ideal é optar por espécies que floresçam na temporada. Veja a lista com algumas das flores indicadas para a estação.
Elas são: agapanto, ageratum, avenca, azálea, bromélia, buquê-de-noiva, cactos, calêndula, cravinas, crisântemo, dália-anã, deutzia, flor-de-mel, gérbera, girassol, gomphrena, hera, jasmim, lírio, margaridas, onze-horas, orquídea, petúnia, phlox, pomponete, rosa, sálvia, samambaia, tagetes, trepadeiras, tulipa, verbenas, violetas e zínias.
“Uma flor perfeita para as estações mais quentes é o tagete. Além de necessitar de muito sol, pode suportar altas temperaturas sem precisar de muita água”, explica Bruno José Esperança, diretor geral da Esalflores.
Outras boas opções são o jacinto e a bromélia.
No entanto, ele lembra que existem exceções possíveis. A orquídea, uma flor que chama a atenção pela sua beleza, é ideal para dar um toque elegante ao lar, mas exige cuidados diferenciados. “A recomendação é colocá-la próxima de uma janela orientada para sul, distante das radiações de sol durante os dias de calor, pois pode prejudicar a planta”, orienta o diretor geral da Esalflores.
Veja como cuidar adequadamente das plantas na primavera
1-Com a chegada da estação, as plantas saem do estado de dormência e começam a acelerar seu metabolismo, o que faz com que necessitem de mais água e nutrientes. Por isso, preocupe-se em aguar e fornecer substratos adequadamente.
2-Faça uma boa aração da terra e invista na adubação. Somente depois de 15 dias de preparar a terra é que se indica iniciar o plantio. O período permite que o adubo se diluir totalmente na terra.
3-Faça podas no ápice das plantas com brotações laterais.
4-Informe-se se a flor que você possui precisa de mais ou menos irrigação e mais ou menos exposição direta ao sol.