10 plantas repelentes para manter os insetos longe de casa
Aroma presente no eucaliptol, óleo essencial concentrado no alecrim , ajuda a manter insetos afastados. Foto: Bigstock
Basta as temperaturas aumentarem um pouco para que diferentes insetos comecem a aparecer dentro de casa. De pernilongos a formigas, as espécies ficam mais ativas em estações quentes justamente por conta da combinação do calor com a baixa circulação de vento. E, se você se incomoda com essa presença dentro de casa, não precisa apelar para o veneno: são muitas as plantas que você pode cultivar que ajudam a repelir os insetos de maneira natural.
“Lavanda, boldo, alecrim: o que essas plantas têm em comum são óleos essenciais acumulados em folhas, flores ou raízes”, explica a engenheira agrônoma Sophia Louise Karl Queiroz, do Ateliê SLK. “Os insetos não gostam e se afastam quando percebem esses aromas“. Além de repelir mosquitos e pernilongos, a vantagem se estende para proteger as plantas de pragas como pulgões e ácaros.
Mas não basta um vaso para que o efeito repelente do óleo essencial seja eficaz. O ideal, segundo Sophia, é ter uma planta em cada janela — o que pode ser complexo em espaços pequenos. Nesses casos, há várias alternativas, como uma pequena horta na cozinha ou plantas espalhadas dentro de casa. “Se os insetos acham uma brecha, eles vão entrar. Por isso, uma plantinha só não dá muita diferença, mas com três a cinco vasos o efeito já é bem maior”, ela explica.
Óleos essenciais
Outra solução é adquirir óleos essenciais concentrados, encontrados em lojas de aromaterapia. Diluídos ou puros, eles potencializam os aromas repelentes, e podem ser espalhados pela casa com o auxílio de um difusor. “Se um vaso tem efeito, o óleo — feito a partir de uma quantidade enorme de plantas — é bem eficaz”, complementa Sophia.
Alguns dos óleos essenciais que têm esse efeito são o linalol (encontrado no manjericão e na lavanda), o eucaliptol (alecrim), o geraniol (citronela) e a piretrina (crisântemo).
Sophia lembra que outros cuidados ajudam a potencializam os óleos. “Ao aumentar a circulação de ar, o aroma se espalha pelo ambiente. E, claro, não deixar água parada, para não ser foco de dengue”.