Arte sustentável é destaque na programação para o fim de semana em Curitiba

HAUS
28/10/2016 17:44
Thumbnail

Mostras de arte movimentam a capital neste fim de semana. Fotos: Reprodução Facebook

Idealizado com o intuito de educar e conscientizar através da arte, o projeto Mucha Galeria – Mostra de arte sustentável apresenta uma proposta diferente em Curitiba. Montada em contêineres, no terminal da Cidade Industrial, a mostra acontece até o dia 13 de novembro, aberta de quarta à domingo, das 14 às 19 horas, com entrada gratuita.
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
A galeria tem obras criadas a partir de materiais que iriam para o lixo. Os artistas Hélio Leite, Efigênia Rolim, Karla Keiko, Paulo Auma e Ricardo Leiva apresentam peças que focam na produção artesanal e com respeito ao meio ambiente.
Com a intenção de reforçar a ideia do reuso, remanejamento e o reaproveitamento de materiais, gerando reflexões sobre a redução de impacto ambiental, serão oferecidas oficinas de educação e legislação ambiental, plantio de hortas urbanas, fabricação de brinquedos com materiais reciclados e atividades para troca de conhecimento em torno dos conceitos de slow design e slow food.
Segundo Giusy de Luca, idealizadora do projeto, “a mostra é uma oportunidade de engajar a comunidade da Cidade industrial de Curitiba em ações práticas que visam o reequilíbrio ambiental “.
Trabalho do artista HAC, integra a mostra Mucha Galeria. As garrafas, que seriam descartadas, viram peças decorativas com o uso de spray, canetinha e verniz.<br>Foto: Reprodução Facebook.
Trabalho do artista HAC, integra a mostra Mucha Galeria. As garrafas, que seriam descartadas, viram peças decorativas com o uso de spray, canetinha e verniz.<br>Foto: Reprodução Facebook.
A interação do público, será estimulada com a execução de grafittis – ao vivo durante a mostra – dos artistas Paulo Auma e Rimon Guimarães. Além disso, os finais de semana contam com ações de serigrafia ao vivo e uma programação cheia de atrações para conscientização social.
O projeto é realizado através do incentivo da Fundação Cultural de Curitiba e realizado coletivamente por produtores culturais que contam com o apoio de agentes locais da Cidade Industrial de Curitiba.

Arte para comprar

Vai até o dia 6 de novembro no shopping Pátio Batel a exposição de arte promovida pela Mazo Leilões. A mostra contará com 39 obras de artistas como Guido Viaro, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti e Vik Muniz, que depois serão leiloadas pela casa de leilões, no dia 10 de novembro.
Ao todo, serão leiloadas 80 peças, com lances que iniciam em R$ 5 mil e podem chegar à marca de R$ 2 milhões. Parte da renda será revertida para o setor de oncologia do Hospital Pequeno Príncipe.
Obra do artista Paolo Ridolfi, que estará na exposição. Foto: Reprodução/Mazo
Obra do artista Paolo Ridolfi, que estará na exposição. Foto: Reprodução/Mazo

Serviço

Mucha Galeria Mostra de Arte Sustentável, de 21 de outubro a 13 de novembro de 2016, Terminal do CIC. De quarta-feira a domingo, das 14 às 19 horas. Entrada gratuita.
Exposição da Mazo Leilões, até 6 de novembro no shopping Pátio Batel, pisos L2 e L3, na Av. do Batel, 1868, das segunda a sábado 10 às 22 horas e domingo das 14 às 20 horas. Entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM