Estilo & Cultura
Você nunca viu uma fazenda de energia solar tão fofa quanto essa instalada na China
A fazenda de energia solar do Panda Green Energy Group preza não só pela sustentabilidade, mas também pela estética do local. Imagem: Panda Green Energy Group/Divulgação
Um enorme panda vai ajudar a gerar energia solar para a China. O projeto, do Panda Green Energy Group, vai cobrir mais de 1 milhão de m² em Datong, na província de Shanxi. A primeira parte do panda feito de placas solares acaba de ser concluída.
O formato homenageia uma das mais conhecidas espécies de animais da China. O objetivo, de acordo com o CEO do grupo, Li Yuan, é chamar a atenção dos jovens para o tema da energia solar. De acordo com um levantamento da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena) divulgado no ano passado, esse tipo de energia deve alcançar seis vezes a geração atual até 2030. Portanto, conquistar as novas gerações para que apoiem esse tipo de iniciativa é fundamental. Também é significativo que tal preocupação esteja sendo levada a cabo na China, um dos principais poluidores do mundo.
Para Christian Zinglersen, chefe da Secretaria Ministerial para Energia Limpa da Agência Internacional de Energia (IEA), “há uma nova realidade em energia limpa. As grandes economias emergentes do mundo – incluindo China, Índia e muitas outras – estão entrando no estágio central da transição para energias limpas. Apostando fortemente na eficiência energética, na energia solar, eólica e outras renováveis, bem como em outras tecnologias que demandam menos carbono, esses países estão cada vez mais assumindo a liderança dessa área”.
A fazenda de energia solar em forma de panda terá uma capacidade de 100 megawatts quando estiver pronta. Isso quer dizer que ela poderá produzir 3,2 bilhões de kW/hora em 25 anos. Em termos de sustentabilidade, é o mesmo que reduzir as emissões de dióxido de carbono em quase 3 toneladas. O projeto está sendo bancado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP). O Panda Green Energy Group planeja levar o formato para fazendas de energia solar nas Filipinas e nas Ilhas Fiji. De acordo com o grupo, serão 100 fazendas desse tipo em todo o planeta nos próximos cinco anos. Voluntários serão selecionados para acampamentos de verão nessas estações. O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre energias renováveis.