O que faz de Porto a melhor cidade da Europa?
Foto: Frédérique Voisin-Demery/ Flickr | Frédérique Voisin-Demery
Emoldurada pelas pontes do Rio Douro e dona de um dos principais cartões postais portugueses – o Distrito da Ribeira -, a cidade de Porto acaba de ser eleita pelo Prêmio do Urbanismo 2020 como a Melhor Cidade Europeia.
Porto estava entre as finalistas na categoria em que concorriam também Sheffield, na Inglaterra, e Utrecht, nos Países Baixos. Ao todo, o prêmio tinha 15 localidades indicadas em cinco categorias: Melhor Cidade, Melhor Vizinhança, Melhor Rua e Melhor Lugar.
O título de Melhor Cidade Europeia é o mais cobiçado da The Urbanism Awards 2020, cerimônia promovida anualmente pela Academia de Urbanismo da Inglaterra. Os vencedores são selecionados por um júri composto por engenheiros, arquitetos e profissionais da área de desenvolvimento sustentável.
Portus Cale
Localizada na região noroeste do país, Porto foi a cidade que emprestou ao país sua nomenclatura. Chamada inicialmente de Portus Cale, a região teve o nome do município reduzido para Porto, enquanto o país se tornou Portugal. Mas não foi somente no batismo que Porto contribuiu e segue influenciando a história nacional.
Dona de uma infraestrutura premiada mundialmente, Porto detém o melhor aeroporto do país, eleito em 2017 também o melhor do continente e terceiro melhor do mundo, de acordo com ranking da companhia europeia Deco. Ponto de passagem para o escoamento de mercadorias e importante polo industrial do país, a cidade se tornou uma das grandes referências em arquitetura internacionais.
Desde 1996, o centro histórico de Porto e a região do Cais da Ribeira se tornaram Patrimônio Histórico da Unesco por seu alto valor estético e inúmeros edifícios que testemunham a trajetória local desde o primeiro milênio antes de Cristo.
Em termos de urbanismo, a cidade é referência pela maneira como as suas ruas são articuladas harmoniosamente com o espaço no entorno, com o rio Douro e com a vizinha Vila Nova de Gaia, que integra a região metropolitana.
A cidade, que também se destaca pela gastronomia e pela grande variedade e qualidade dos vinhos, tem entre seus principais pontos turísticos a centenária Estação Ferroviária de São Bento, construída em 1916, e a Catedral da Sé, uma construção romano-gótica que data do século 12.