Obra póstuma

Design

São Paulo ganha novo espaço público assinado pelo Estúdio Campana

HAUS
15/05/2023 17:02
Thumbnail

Painel feito com 1.800 azulejos, desenvolvido a partir de colagem de Fernando Campana | Fernando Laszlo/Divulgação

A JFL Living, gestora de ativos imobiliário de alto padrão, acaba de entregar à cidade de São Paulo um novo espaço de uso público idealizado pelo Estúdio Campana. A área fica no recém-inaugurado JFL 125, empreendimento localizado no bairro de Pinheiros, e tem como grande destaque uma instalação inédita de Fernando Campana, morto em 2022.
Desenvolvido em azulejaria e criado a partir da adaptação de uma colagem produzida por Fernando, o painel artístico retrata uma paisagem onírica de 7,7 metros de altura por 6 metros de largura, composta por duas classes de plantas carnívoras (Dionaea muscipula Ellis e Drosera Capensis). A obra conta cerca de 1.800 azulejos de cerâmica pintados um a um, em tons de azul sobre branco.
“É um grande desafio fazer projetos de grande escala e com alto alcance de público, especialmente em centros urbanos como São Paulo, pois as pessoas terão a chance de interagir com nosso trabalho diariamente, e de formas diferentes, conforme seu ritmo de vida. Um mural com uma temática surreal, contemporânea, executada de forma tão artesanal e de caráter permanente, é algo raro atualmente”, frisa Humberto Campana, irmão e parceiro de Fernando no estúdio desde 1984.
Alinhado com o projeto de paisagismo, o conceito pretende resgatar características do período colonial de forma contemporânea.
O espaço fica no edifício JFL 125 e reúne design, paisagismo e uma instalação desenvolvida a partir de uma colagem de Fernando Campana.
O espaço fica no edifício JFL 125 e reúne design, paisagismo e uma instalação desenvolvida a partir de uma colagem de Fernando Campana.
O espaço, com assinatura do Estúdio Campana, é complementado por três balanços Bubbles, que foram dispostos em meio à vegetação, convidando o público à contemplação e à busca por momentos de tranquilidade dentro de um ambiente urbano. Suspensos, os balanços representam uma homenagem à infância, trazendo todo o imaginário da primeira fase da vida. Cada peça é produzida em aço carbono com pintura automotiva, almofada de espuma de poliuretano e tecido.
Sócia co-fundadora e CEO da JFL Living, Carolina Burg Terpins destaca que todos os empreendimentos da companhia têm a arte contemporânea como pilar e que, no JFL 125, optou-se por compartilhar este espaço de arte e design em um ambiente de uso público. "É um projeto inédito na cidade, que traz uma instalação rica em detalhes em um espaço que pode ser experienciado por todos. Nesta área do prédio teremos uma fachada ativa, com lojas e restaurantes, e a nossa minifloresta será um respiro neste espaço que faz junção com o público passante, que não necessariamente habita o prédio”, completa.
Dentro dos próximos meses a capital paulista deve ter ainda outro espaço com assinatura dos Irmãos Campana, uma área verde de 10 mil m² mobiliada com peças do estúdio.