Salone del Mobile.Milano

Design

Salão do Móvel de Milão retorna a Nova Iorque para um evento especial em colaboração com a Bloomingdale’s 

Da redação
Nova Iorque, NY
20/08/2024 12:38
Thumbnail

Italian Design: from Classic to Contemporary | Imagem: Studio Laviani / Salone del Mobile.Milano

Nova Iorque será o palco de uma celebração única do design italiano. Como parte do programa "From Italy, with Love", o Salão do Móvel de Milão (Salone del Mobile.Milano), a mais importante feira de design e mobiliário do mundo, junta-se à icônica loja Bloomingdale’s para apresentar a instalação "Design Italiano: do Clássico ao Contemporâneo". Esta exposição, que homenageia o legado e a inovação do design “Made in Italy”, estará em exibição de 5 a 29 de setembro de 2024, oferecendo uma experiência visual e cultural que vai encantar tanto os entusiastas de design quanto o público geral.

A Bloomingdale’s escolheu o Salone del Mobile, como um representante autoritário da Itália e sua rica cultura, para participar do "From Italy, with Love": um programa de exposições e atividades que celebram o Made in Italy, a cultura e o luxo italiano. No dia 4 de setembro, o Salão do Móvel de Milão apresentará a instalação “Design Italiano: do Clássico ao Contemporâneo”, uma exposição especial dedicada ao design e mobiliário italiano, com curadoria do arquiteto Ferruccio Laviani, que concebeu sua exposição a partir das praças metafísicas de Giorgio de Chirico.

Design italiano: do Clássico ao Contemporâneo

A mostra cenográfica, com curadoria do arquiteto Ferruccio Laviani, é um cuidadoso equilíbrio entre uma instalação artística e uma experiência pop-up que celebra ícones do design italiano, contando uma história de engenhosidade, excelente produção industrial e o melhor artesanato. Com olhar curador, Laviani selecionou objetos como as peças mais representativas dos catálogos das marcas que melhor expressam o valor e o apelo do mobiliário e design italianos: Artemide, Edra, Flexform, Flou, Foscarini, Frigerio, Gallotti&Radice, Gessi, Kartell, Lema, Living Divani, Minotti, Molteni&C, Oluce, Porro, Riva 1920, Scavolini, Sigma L2, Tacchini, Technogym, Turri, Villari, Visionnaire.
A exibição, localizada no sexto andar, no departamento de Móveis/Decoração, é inspirada nas praças de Giorgio de Chirico, pintor, escultor italiano e criador da pintura "metafísica". Assim como suas obras, o layout será caracterizado por sugestões fantásticas e justaposições de objetos díspares em um espaço regido por perspectivas do século XV, iluminado com luzes modernas para revelar associações surpreendentes de sentidos e ideias, transformando o espaço da exposição em uma experiência imersiva que se torna o ponto focal do patrimônio do Salão, com seu olhar para o melhor design e a criatividade dos expositores participantes. Ao projetar o cenário, Laviani também homenageou duas grandes figuras italianas: Luca Ronconi, um dos principais nomes do teatro italiano na segunda metade do século XX, e Achille Castiglioni, um dos representantes e fundadores mais conhecidos do design italiano.
"Para evitar ser muito descritivo ou desnecessariamente iconográfico, adicionei um toque contemporâneo e radical à linguagem gráfica do cenário", explica Laviani. "O movimento radical revolucionou o design nos anos 1960, nos anos em que o Salão do Móvel de Milão nasceu, criando novos impulsos e linguagens expressivas. Aqui, as obras de Keiichi Tanaami e as ilustrações de Heinz Edelmann do filme Yellow Submarine de George Dunning encontram as praças de Chirico para criar uma imagem única e moderna. Os monumentos nas praças são os objetos de design que escolhi dos catálogos das marcas Made in Italy mais representativas, peças que se tornaram ícones da vida cotidiana, e, portanto, dignas de serem exibidas em um pedestal."
Imagem: Studio Laviani / Salone del Mobile.Milano
Imagem: Studio Laviani / Salone del Mobile.Milano

Conversas sobre Design Italiano

Além da exposição, ao longo do mês de setembro, como parte do projeto “From Italy, with Love”, a Bloomingdale’s organizará eventos semanais voltados tanto para a comunidade profissional de Nova Iorque quanto para os amantes de design, com um programa rico de palestras e encontros que contarão com figuras de destaque na cena de design nacional e internacional, oferecendo oportunidades únicas de aprender sobre design e saber futuras tendências do setor. 

A voz do Salão do Móvel

Maria Porro, Presidente do Salão do Móvel de Milão, descreve a exposição como uma oportunidade para aprofundar as conexões entre a cultura italiana e o mercado americano. "É sempre emocionante retornar a Nova Iorque, o coração do mercado dos EUA: é aqui que o Salão encontra uma comunidade de design em constante evolução e para a qual ele se sente uma referência em termos de cultura de design, criatividade e economia industrial", explica a presidente. 
A colaboração com a Bloomingdale’s reflete uma visão comum de inovação e preservação do legado cultural, demonstrando a contínua relevância do design italiano no cenário global. "A exposição será uma declaração criativa que se desdobrará no espaço como um desfile de produtos icônicos, concebidos como uma única instalação; ela conectará arte, arquitetura, estética e produtos italianos [...], através de um programa de palestras que visam aproximar o público americano do mundo da produção do design italiano. Este evento também marca o início da nova turnê internacional do Salão do Móvel: uma série de eventos com novos formatos destinados a fortalecer a imagem do Salão como um catalisador de transformação, vanguarda e inovação cultural. "Design Italiano: do Clássico ao Contemporâneo" refletirá, sem dúvida, aquele brilho muito especial - e muito glamoroso - que é característico do Made in Italy", conclui Porro.

Quando e onde?

  • De 5 a 29 de setembro de 2024
  • Das 10h00 às 20h00
  • Local: Bloomingdale’s, level 6, 59th Street, 1000 Third Avenue, New York, NY