Design
Instituto abre inscrições de prêmio de design que dará bolsas de estudo no exterior
Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Foto: Nelson Kon/Divulgação
E mais uma vez o design voltou a ser foco do Instituto Tomie Ohtake. Pelo segundo ano consecutivo, a instituição vai promover o Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin, concurso voltado a estudantes universitários. A ideia do prêmio é que os trabalhos sejam guiados pela temática, e não por categorias de inscrição específica. Ou seja: ganham pontos as propostas interdisciplinares, que acontecem dialogando com outros campos de ensino. Neste ano, o tema a ser trabalhado nos projetos deste ano é “CIRCULAR”.
“Projetar hoje, tendo em vista uma economia circular, é prever reaproveitamentos, usos futuros, novas instâncias de produção e consumo. Da moda ao design de objetos e produtos, a reciclagem e o upcycling tem aberto uma profícua gama de possibilidades”, explica a jurada do prêmio Priscyla Gomes. Além dela, o júri tem mais seis integrantes: Guilherme Falcão, Indaia Militão da Silva, Luiza Crosman, Luís Antônio Jorge, Pedro Moraes e Rodrigo Ohtake.
As inscrições estarão abertas de 16 de maio a 8 de outubro diretamente pelo site. Elas estão disponíveis para alunos matriculados em cursos técnicos ou de nível superior, ou graduados há até dois anos.
Os projetos finalistas recebem R$ 5 mil para execução do projeto, e ganham espaço tanto na exposição realizada pelo instituto quanto no catálogo do prêmio. Na abertura da exposição, serão anunciados três vencedores, que ganham bolsas de estudo no exterior.
Mais informações e edital podem ser conferidos aqui.
Evento de abertura das inscrições
Na quinta-feira (16), às 19h, a abertura das inscrições acompanham um evento gratuito promovido pelo instituto, em São Paulo. Três convidados irão palestrar sobre Design Contemporâneo, debatendo também a temática desta edição do prêmio: Marta Porto, especialista em políticas de comunicação, arte e cultura e curadora de exposições e projetos artísticos; Ricardo Abramovay, professor titular do Departamento de Economia da FEA e Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista, ex-Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. A mediação será de Priscyla Gomes, curadora do Instituto Tomie Ohtake.
O Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, em São Paulo (SP).