Design

Importante arquiteto brasileiro assina luminária irreverente em homenagem a Tom e Jerry

Luciane Belin*
05/04/2019 14:32
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Se chama Jerry! a luminária assinada pelo studio mk27 , com autoria do designer e arquiteto Marcio Kogan e co-autoria do arquiteto Pedro Ribeiro, a pedido da marca espanhola Parachilna.
Vendida com exclusividade na Puntoluce, a luminária de chão foi criada com inspiração na infância, com a proposta de evocar as memórias das épocas de criança. Durante o processo criativo da peça, foram resgatadas referências arquitetônicas do universo dos desenhos infantis, como o clássico Tom e Jerry.
O formato de Jerry remete à linha lúdica e arquitetônica da famosa entrada da casa de rato, o clássico recorte em arco feito na parede da casa. A chapa de alumínio branca cortada a laser de 1,40m por 80cm funciona como uma dobradura da parede na qual está apoiada.
A dobradura cria uma tridimensionalidade, a luminária se transforma em escultura. Todo o sistema elétrico e de iluminação localizam-se na parte de trás aproveitando o espaço criado entre o plano ortogonal fixo na parede e a placa de alumínio levemente inclinada.
A iluminação, difusa e quente, se dá pela porta, na base do objeto, e na parte superior da placa. O resultado final é uma luz tranquila e relaxante, de acordo com o Kogan.
Com estrutura em alumínio, a peça é feita em voltagem 230v e é recomendada para uso na decoração interna da casa.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM