As temperaturas começaram a baixar e é hora de preparar a casa para o frio. Para deixar tudo mais aconchegante é preciso incluir itens com texturas mais convidativas e que aqueçam as pessoas e o ambiente.
Para inspirar essa mudança, os arquitetos Sergio Valliatti Jr. e Luciana Patrão usaram a vitrine da loja Villa Batel Decor para propor duas ambientações diferentes com a mesma base.
“A ideia foi mostrar como um ambiente pode evoluir, sem ser destruído, uma repaginação sem gastar muito. Foram criados dois espaços, um verão, e um inverno, mantendo a mesma base (mesmo piso de cimento queimado, o papel de parede JVN, persianas e iluminação). Foi uma transformação, de um mesmo espaço, sem perder a estrutura”, explica Valliatti.
De acordo com os profissionais, ter uma base atemporal ajudou na repaginação dos ambientes.
Confira as duas propostas
Verão
A proposta de verão abusa do amarelo, branco, vegetação, elementos vazados e fibras. Todos os elementos criam uma atmosfera solar e alegre.

Outro detalhe são as almofadas e o sofá de tecidos mais leves e frescos, conversando com a necessidade de uma decoração que traga a sensação de ambiente arejado e convidativo.

A composição de folhagens e flores garante o frescor dentro de casa.

Inverno
Para a transformação de inverno, a troca dos móveis soltos foi a chave para conseguir mudar completamente o ambiente. O apelo da madeira e dos revestimentos mais pesados foi determinante na nova configuração.

As cores eleitas pela dupla puxam para o caramelo, whisky e camurça. E, no mobiliário, muita madeira natural e couro.
Um detalhe muito surpreendente é a transformação da peça que era uma champanheira em uma lareira.

Um novo uso para o espaço ficou por conta da adaptação de um cantinho e um pequeno home office.

“Com estas ambientações foi possível provar que com uma boa base o ambiente pode se transformar conforme a necessidade. Hoje as decorações não precisam ser tão perenes, elas podem e devem ser mutáveis”, aconselha Valliatti.