As arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da Unic Arquitetura, defendem o modelo modular por ser democrático. Desde a sala de estar, estar íntimo, quarto e até varandas e áreas externas, os módulos podem criar várias opções de layout e trazem dinamismo ao décor.
Elas reforçam que, mesmo sendo versátil e adaptável a qualquer ambiente, é importante fazer um estudo de composição. De acordo com as profissionais, esse tipo de sofá possui muitos aliados. “Uma forma interessante de usar os módulos é misturá-los a outras peças, como pufes e mesas laterais que possam ser acoplados a eles.” Entre as diversas possibilidades na hora de dispor os módulos em um ambiente, estão separá-los por uma mesa ou aparador, dividindo espaços; ou ainda compondo como luminárias, quadros e tapetes para complementar e valorizar a proposta.
As profissionais apresentam três sugestões de ambientação com o mesmo sofá modular, o Swell, da Saccaro.
História do sofá em módulos

Marco Zanuso teve razões muito precisas para construir o sofá Lombrico em 1967. A peça da fabricante B&B Italia logo foi apresentada no Salão Internacional do Móvel de Milão, no ano seguinte, período em que o setor de estofados estava engajado em trabalhar com novos materiais.

Lombrico foi desenhado em traços curvilíneos e denunciam a década em que foi feito. A graça, porém, está na modularidade – um pedido que foi indispensável e que pretendia suprir o mercado de mobiliário para espaços públicos.
Não se sabe ao certo se foi Lombrico o primeiro sofá modular a ser projetado – com certeza peças com funcionalidade parecida apareceram antes desse projeto de Marco Zanuso. A modularidade, com a proposta de continuidade e repetição, trouxe dinamismo e funcionou bem para o mercado.

No ano seguinte, a fabricante italiana Arflex lançou Strips, assinado por Cini Boeri. Os módulos são um pouco maiores, mas é muito mais versátil. A peça transforma-se em chaise e também sofá- -cama, além das diferentes possibilidades de sofá.

Em 1971, Verner Panton brincou ainda mais com a proposta de módulo trazendo uma peça curvilínea. O sofá Pantonova, da fabricante Fritz Hansen, pode virar um círculo fechado ao se juntar as oito peças. Desde então, diferentes propostas foram lançadas, comprovando a funcionalidade e a atemporalidade da proposta modular.
Mais modelos de sofás modulares

