Decoração

Móveis soltos para renovar a cozinha

Eloá Cruz
29/11/2015 17:00
Thumbnail

No projeto da designer de interiores Giovana Kimak, muita madeira e bancada de cimento são uma alternativa criativa aos móveis planejados. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Uma cozinha não precisa necessariamente ter móveis planejados. Para quem mora em um imóvel alugado, ou prefere mesmo uma reforma simples e sem pesar no bolso, é possível organizar a cozinha com móveis soltos, prateleiras e armários prontos. Dar mais personalidade ao espaço é outra vantagem de quem escolhe montar o ambiente sem mobiliário sob medida.
Móveis garimpados
Com a intenção de criar uma cozinha que fugisse do comum, a designer de interiores Giovana Kimak projetou esse espaço para um casal que morou muitos anos na Europa . “Partimos para uma cozinha com elementos naturais, com muita madeira e bancada em cimento queimado, que recebeu uma camada de resina”, explica a profissional.
Os armários foram todos garimpados no Depósito Santo Antônio, alguns deles pintados de vermelho para trazer a sensação de calor ao ambiente. “Foi um quebra-cabeças juntar as peças para adaptar ao espaço. Se você reparar, os armários são diferentes um do outro. O que deu unidade foram os puxadores”, comenta. Todos os azulejos que revestem a cozinha foram garimpados pelos donos do imóvel.
Uma ilha central e diversos acessórios de organização dão graça à cozinha pequena. Foto: Leroy Merlin/Divulgação
Uma ilha central e diversos acessórios de organização dão graça à cozinha pequena. Foto: Leroy Merlin/Divulgação
9 m² bem organizado
As cozinhas pequenas também podem se adaptar ao mobiliário pré-definido. Na cozinha assinada pelo arquiteto Gustavo Calazans, da Leroy Merlin, a sugestão é usar vários nichos e prateleiras suspensas para aproveitar melhor o espaço. Logo abaixo da pia, os armários são móveis. Há rodinhas que facilitam a mobilidade deles.
Como a cozinha é integrada às salas de jantar e estar, a área construída é reduzida e foram aplicados poucos materiais de revestimento. A ilha central abriga a coifa, o cooktop e o forno – que receberam desenho e leveza visual. O escorredor de louças e o organizador de utensílios de parede também são boas opções para quem quer facilitar a organização do espaço.
Apartamento em Porto Alegre integra cozinha e churrasqueira com móveis soltos e muitas prateleiras. Foto: Marcelo Biscola/Divulgação
Apartamento em Porto Alegre integra cozinha e churrasqueira com móveis soltos e muitas prateleiras. Foto: Marcelo Biscola/Divulgação
Cozinha e churrasqueira
Em outro projeto do arquiteto Gustavo Calazans, cozinha e churrasqueira foram integradas , formando um espaço gourmet completo em um apartamento em Porto Alegre (RS). Trazer a churrasqueira para dentro da cozinha foi a solução encontrada para torná-lo usável até mesmo durante o inverno. E, mesmo com a dupla função, o ambiente não foi planejado com móveis sob medida.
O arquiteto usou no ambiente muitas prateleiras, que têm funções que vão além da decoração. “O recurso serve para guardar eletrodomésticos e acessórios de cozinha, deixando livre a bancada de inox da pia. A peça, aliás, é vendida pronta, com cuba dupla e armários na parte de baixo, eliminando a encomenda no marceneiro”, sugere o arquiteto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!