Decoração

Saiba como decorar a sua sala de acordo com o formato

HAUS
09/11/2016 21:52
Thumbnail

Salas com formato em L, como a da foto acima, pedem móveis e objetos de decoração diferentes dos de salas retangulares, por exemplo. Foto: Reprodução/Pinterest

A sala é geralmente o lugar preferido para estar, jantar e receber em uma residência. Para decorá-la, muitas pessoas levam em conta apenas a metragem para decidir quais móveis usar. Mas o formato também é muito importante, já que pede soluções diferentes.
Uma sala espaçosa em formato L, por exemplo, que integra os espaços de estar e jantar, vai precisar de uma mesa de jantar específica, que não necessariamente será a mesma para uma sala com a mesma área, mas em formato quadrado. Para ficar harmoniosa, a primeira pede preferencialmente uma mesa retangular, enquanto a segunda pode também acomodar uma mesa redonda.
Selecionamos dicas para aproveitar melhor o espaço e o formato da sua sala: quadrada ou retangular; em L; e com área de passagem. Confira e inspire-se:

Quadrada ou retangular

São os tipos mais comuns de sala e permitem a criação de mais de um ambiente, gerando uma integração total na casa. Geralmente, a maior parte do cômodo é destinado à área de estar, enquanto a de jantar fica em um espaço menor. Sofás em formato L e tapetes são boas opções para dividir os espaços, deixando claro onde fica a parte de estar e onde é a de jantar.
Se a sala for espaçosa, o ideal é que seja decorada com alguns elementos grandes, de chão, que preenchem bem os espaços: mesas e sofás com vários lugares, poltronas, luminárias e plantas que ficam no solo, mesas e pufes.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Se a sala com esses dois formatos tiver um espaço reduzido, é possível aplicar a mesma lógica da separação dos ambientes: o uso de tapetes delimita enquanto o sofá em L fornece o maior aproveitamento possível do espaço de estar. Vidros e espelhos conferem amplitude. Por isso, se falta espaço, abuse de superfícies com esses materiais.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Formato L

Nas salas com formato em L, geralmente os moradores instalam mais de um ambiente, como estar e jantar, ou estar e escritório. O ideal é que a parte mais estreita receba a sala de jantar ou o escritório, deixando a parte mais larga para o estar.
Por ser mais estreita, a parte destinada ao jantar ou escritório pede mesas com formatos retangulares, para manter uma harmonia. Sofás em formato L são uma boa opção, mas elas também podem receber opções em formato tradicional, se houver espaço.
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Com área de passagem

Salas que são ambiente de passagem para outros cômodos da casa pedem um pouco mais de atenção. Móveis baixos podem deixar essa área de passagem mais harmoniosa, mostrando que aquela áea também faz parte da sala, além de ser um local de conexão entre outros ambientes.
A proximidade com um corredor não é problema: usando um móvel ou um revestimento na parede, é possível delimitar o que é um e o que é outro. Assim, o visual fica claro e harmonioso, e não deixa que a sala seja confundida com a área de passagem.
Foto: Reprodução/Casa de Valentina
Foto: Reprodução/Casa de Valentina
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!