Do piso ao teto

Decoração

Quer começar o ano com a casa renovada? Confira as cores do ano para 2023

HAUS
13/01/2023 16:31
Thumbnail

Quer começar o ano com a casa renovada? Confira as cores eleitas como as do ano para 2023 pelas principais indústrias do setor. | Pixabay

Mudar as cores é uma das formas mais fáceis -- e baratas -- de dar cara nova aos ambientes de casa ou do escritório. E apostar nas eleitas entre as tendências do ano para pintar as paredes, revestir móveis ou investir em tapetes, cortinas e objetos de decoração facilita a decisão para quem não tem o hábito de decorar por conta própria ou fica em dúvida diante das diversas opções apresentadas pelo mercado.
Para te ajudar nesta missão, reunimos as quatro cores do ano de 2023, eleitas pelas gigantes do universo da coloração mundial e pelas indústrias de tintas, que guiam e inspiram projetos de arquitetura e design aqui e lá fora. Confira quais são elas, inspire-se e mãos à obra!

Viva Magenta

A mais comentada, e também uma das mais relevantes para o setor de design e decoração, a cor do ano da Pantone para 2023 foi anunciada no último mês de dezembro: Viva Magenta.
Tom ousado e vibrante de vermelho carmim (Pantone 18-1750), a cor, segundo a marca, ressalta a força e a vitalidade para se buscar um futuro mais positivo e ainda reflete otimismo, exuberância e alegria.

Calcita Alaranjada

A exclusividade é a aposta da Suvinil para a cor do ano 2023. Tom laranja terroso, a Calcita Alaranjada aponta para o futuro e passado ao mesmo tempo e, segundo a marca, simboliza a recuperação psíquica e o otimismo sentidos após o período crítico da pandemia de Covid-19.
A cor ainda é a primeira tinta feita com pigmentação 100% natural da história da marca, e tem sua edição limitada enquanto durarem os estoques.

Silêncio de Inverno

A Tintas Coral traz o tom neutro com a Silêncio de Inverno. De acordo com a marca, a cor foi inspirada na natureza e tem por objetivo tornar a casa mais aconchegante.
O arquiteto e designer Maurício Arruda, embaixador da marca, destacou durante a apresentação da cor que ela não escurece os ambientes e tem uma luminosidade média, o que faz com que não se enjoe dela.

Meu caminho

Também na paleta dos neutros, o tom rosado Meu Caminho (SW 9081) foi eleito pela Sherwin-Williams como a cor do ano 2023. Segundo a marca, ao explorar a "beleza além de nós mesmos", a cor transmite simplicidade para que as pessoas permaneçam curiosas e empáticas em relação a si e aos outros.
Quente e acolhedora, a tonalidade cabe tanto em ambientes internos como externos, residenciais ou comerciais.