Decoração
Hotel deslumbrante é nova criação do Salvador Dalí do design
Hotel em Madri é a novidade do designer espanhol Jaime Hayón, que gosta de explorar o lúdico em todas as experiências. Fotos: Jaime Hayón/Divulgação
Quem disse que animais tirando coisas da cartola é loucura de outro mundo? Para o designer espanhol Jaime Hayón, que aparece no cenário da decoração e do design como um novo Salvador Dalí, o lúdico é um convite sempre bem-vindo para iluminar nosso dia a dia. Justamente por isso concebeu um urso gigante tirando o chapéu para receber e surpreender os hóspedes que chegarem ao hotel que acaba de ambientar.
A instalação em Madri é uma jornada visual pelo passado da Espanha, combinando detalhes árabes com a inconfundível assinatura estética do designer, que sabe como poucos criar espaços cenográficos com arte, paleta de cor vibrante e bom humor. O hotel, batizado de Barceló Torre de Madrid, existe desde 1957 e recebe agora nova identidade.
A maior parte do mobiliário é assinada pelo próprio designer, com peças criadas para Fritz Hansen, &Tradition, Gubi, Arflex, Cassina e BD Barcelona. Como a mesa lateral Monkey, a cadeira Catch e as mesas Palettes.
No bar, destaque para as janelas com arcos romanos, que oferecem vista privilegiada da cidade, e para pendentes de cerâmica dourada que tornam a atmosfera meio fantástica.
“Cada peça é parte de uma linguagem única”, celebra o hotel. “As curvas do sofá e das cadeiras, a elegância das luminárias, a suntuosidade das cores, o humor dos detalhes.” Entre as obras em destaque no projeto, fotografias exclusivas dos holandeses Klunderbie, que retratam de maneira original a riqueza e diversidade cultural da Espanha.