Decoração

Saiba como fazer mudança sem se incomodar

HAUS
14/07/2016 13:56
Thumbnail
Quem já passou pela experiência de mudar de imóvel sabe que, não raramente, o processo se torna um caos. Mas tem como evitar o trauma. Tudo depende de organização e planejamento, e uma pequena dose de desapego.
Confira as dicas da HAUS e do blog Passa lá em casa para evitar o caos durante a mudança!

Escolha a dedo

Peça indicação de amigos, familiares, colegas de trabalho para encontrar uma boa transportadora. Jamais caia no erro de contratar uma empresa por lista telefônica ou internet. Quem vai embalar e transportar seus móveis precisa ser de confiança. Seus pertences precisam estar em boas mãos.

Leve só o que gosta

Não leve tudo com você. Com certeza existem objetos que você não gosta ou pode se desfazer sem trazer qualquer impacto a sua vida. Algumas coisas que um dia foram indispensáveis podem não mais ser importantes para você. Esse é o momento certo de promover uma faxina para reduzir a quantidade de quinquilharia que guarda em casa.

Planeje tudo bem antes

Depois de saber o que você vai levar, o que vai jogar fora e o que vai doar, não espere até o último minuto para planejar tudo. Gaste pelo menos uma hora por dia separando e encaixotando tudo por pelo menos duas semanas antes da mudança. O cansaço é menor do que fazer um intensivão um dia todo. Não esqueça de etiquetar todas as caixas para facilitar a organização.

Avalie o que será transportado

Peça que a transportadora avalie tudo que será retirado na antiga casa para ser colocado no novo imóvel. Contrate o serviço de montagem e desmontagem caso precise retirar algum armário, esses precisam ser profissionais especializados. Cuidado com amadores: eles podem danificar seu mobiliário.

Tudo vai caber no imóvel novo?

Veja também se seu sofá, sua cama e seu armário grande da sala vão ficar confortáveis na nova casa. Talvez os móveis tenham que ser içados, o que gera um gasto a mais que precisa ser previsto.

Separe o que é essencial

Sabe aquele remédio de uso contínuo? Se ele não estiver separado junto com os seus pertences essenciais, vai ser uma dor de cabeça encontrá-lo no meio de tantas caixas. A dica vale também para itens da cozinha, banheiro e lavanderia. E no primeiro dia na nova casa a melhor ideia é pedir uma pizza mesmo, o cansaço vai bater e ninguém vai querer cozinhar.

Respire!

Não se preocupe, algum imprevisto acaba acontecendo mesmo. Pode ser que sem querer algo quebre no meio do caminho, um móvel não entre pela porta, alguma caixa específica não seja encontrada com facilidade. Relaxe! Deixar o estresse tomar conta só dificulta. Saiba depois que o esforço valerá a pena.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!