Decoração

Clima de vinho aos seus pés

Lara Mota, especial para a Gazeta do Povo
22/04/2012 03:09
Thumbnail
Reaproveitar materiais está na moda. Que tal usar as rolhas que se joga fora depois de beber um vinho para criar uma peça decorativa? A cortiça pode dar origem a vasos, descansos de panela e vários outros objetos. O Viver Bem escolheu um tapete, que é fácil de fazer e deixa o ambiente rústico e moderno ao mesmo tempo. E se não quiser esperar para juntar as rolhas, pode usar as vendidas em lojas de embalagens.
Quem ensina a fazer o tapete são as artesãs Lílian Simões e Lizandra Reis, que têm uma barraca de artesanato com produtos recicláveis na feira de artesanato do Largo da Ordem, em Curitiba. Em menos de uma hora, é possível ter uma peça que pode ser usada como capacho ou para decorar um ambiente. O custo de produção é de R$ 50 (se optar por rolhas compradas).
Materiais
Uma placa de EVA de 60 x 40 cm para a base do tapete (encontrada em lojas de materiais). 200 rolhas (vendidas geralmente em pacotes de 50 unidades). Cola instantânea (do tipo super cola, que, neste caso, é mais eficiente que a cola quente). Uma faca com bom corte.
Passo 1. Corte as rolhas ao meio usando a faca.
Passo 2. Distribua as metades sobre a placa de EVA, uma ao lado da outra, tomando o cuidado de alternar as rolhas lado a lado (parte estreita com a parte mais larga), inverte-se o padrão na fileira seguinte.
Passo 3. Cole a cortiça no EVA usando a cola instantânea.
Passo 4. Como nem todas as rolhas são do mesmo tamanho, deixe o tapete alinhado aparando as sobras com a ajuda da faca.
Serviço: Lílian Simões e Lizandra Reis têm uma barraca na feira do Largo da Ordem, na Rua Kellers, quase esquina com a Rua Martim Afonso.
Veja mais algumas soluções criativas para usar as rolhas de vinho:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!