Decoração
Decoração
Apartamento de 300 m² ganha reforma marcada pela valorização do convívio familiar e uso de estampas
A arquiteta Aline Roman desenvolveu uma sala de estar e galeria para expor as obras de arte da família | Eduardo Macarios
O Estúdio A/R , comandado pela arquiteta Aline Roman, assina o projeto deste apartamento de 300 m², em Curitiba (PR). O principal pedido da família de moradores, formada por um casal e quatro filhos, foi de valorizar a metragem generosa das áreas comuns, priorizando os momentos em família. Outra solicitação foi a de trazer o máximo de estampas e texturas na busca por enriquecer o projeto.
“Com o amadurecimento do projeto, foi possível chegar a uma boa medida entre esse máximo buscado e o que de fato fazia sentido dentro do conceito da reforma", revela Aline.
A sala de estar funciona também como a galeria de obras de arte da família. É nesse ambiente que as inspirações maximalistas ganham evidência, tanto pelas peças, quanto pelas cores vibrantes do mobiliário. A arquiteta destacou as diferentes texturas nos tecidos das almofadas e, principalmente, na composição com os dois tapetes, da Botteh Handmade Rugs, de estilo Kilim paquistanês bordado à mão.
A sala de jantar é o ponto focal do apartamento. Ela ocupa uma área de distribuição para os outros ambientes, sendo integrada à sala de estar e charutaria. A mesa e as cadeiras são da família há anos. Para manter a memória afetiva, a arquiteta optou em seguir o verde do sofá nas duas cadeiras laterais e uma estampa marcante nas demais cadeiras, compondo com o estilo do projeto.
A charutaria agrega uma personalidade única ao apartamento. O ambiente recebe uma grande parede revestida de Granito Palomino e um tampo no mesmo material que abriga as esculturas do artista João Turin, o bar e os utensílios para charutos. As poltronas Mole, assinadas por Sérgio Rodrigues; e o banco Dinn, por Jader Almeida, refletem o apreço dos moradores pelo design nacional e a arte brasileira. Entre a sala de jantar e charutaria, a arquiteta ainda desenvolveu um espaço com uma mesa redonda de seis lugares, que serve de apoio.
Privacidade
Na área intima do imóvel, a integração permanece, dessa vez entre sala de TV, home office, copa e cozinha. Para esses ambientes, a arquiteta apresenta um olhar informal e descontraído, por ser um espaço multiuso, conta com elementos claros. A sala de TV recebe o sofá Scapinelli, que também serve como divisória para a copa. A grande estante foi desenvolvida priorizando a funcionalidade do espaço, sendo também a biblioteca da casa.
A copa é o verdadeiro charme da casa. A mesa Buni, assinada por Jader Almeida, é abraçada pelo sofá arredondado com tecido de algodão listrado, proporcionando mais aconchego na rotina da família. Ao lado da copa, foi desenvolvida uma pequena área de home office para atender as necessidades dos moradores, que também pode servir como estação de estudo para as crianças.
Com acabamentos na lamina de freijó e o mármore branco, a cozinha segue o mesmo estilo dos outros ambientes da casa. Valorizando os eletrodomésticos em aço inox, a arquiteta projetou uma grande ilha que otimiza a área de preparo de alimentos. Ao fundo, o grande nicho em mármore e a cristaleira ganham evidência.
Suíte
A cama recebeu um lugar de destaque na suíte do casal, localizada bem no centro do quarto. A palha indiana da porta do closet, junto com o mobiliário em carvalho proporciona mais aconchego ao ambiente. O gaveteiro desenhado pelo Estúdio A / R segue a linearidade da planta, oferecendo uma sensação de amplitude, juntamente com o espelho.
A Poltrona Oscar, assinada por Sérgio Rodrigues, cria um espaço de leitura com a mesa lateral em ônix – para trazer mais um charme, a arquiteta escolheu a luminária de piso em latão.