Decoração

Econômicas e mais sustentáveis, as lâmpadas de LED estão ganhando o mercado da iluminação

HAUS
25/03/2016 01:00
Thumbnail

Aumento será em todo o país, e pode chegar a 30% no PR (Foto: divulgação) | Ramona Heim - Fotolia

Por serem 85% mais econômicas que as versões convencionais, as lâmpadas de LED estão cada vez mais inseridas no mercado da iluminação. Entre os motivos, além da economia de luz, estão a sua durabilidade, cerca de 25 vezes maior que as lâmpadas incandescentes, e a sustentabilidade, já que  98% dos materiais que compõem as lâmpadas são recicláveis e não há, na sua fabricação, utilização de metais pesados como o mercúrio, por exemplo, presente nas lâmpadas fluorescentes.
Hoje, o mercado oferece opções deste tipo de produto. “Já há modelos que substituem quase todos os tipos de lâmpadas existentes, como dicroicas e mini dicroicas, incandescentes, velas chamas de lustres, tubulares fluorescentes, pequenas bipinos halógenas, halopins, AR-70, AR-111 e fluorescentes compactas de encaixe tipo rosca, mais conhecidas como eletrônicas. Percebemos que as marcas estão melhorando ainda mais a eficiência luminosa dos produtos, ou seja, eles têm cada vez mais poder luminoso, consumindo menos energia”, afirma Daniele Bagatoli, sócia da Luna Luce Iluminação e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores.
Este tipo de lâmpada pode ser usado tanto em áreas internas e secas, como em ambientes externos, úmidos e em piscinas. “Aqui quase 90% das vendas de lâmpadas são de versões desse tipo de material”, diz a especialista. Apesar de exigirem um pouco mais de investimento na hora da compra, a aplicação de lâmpadas de LED nos projetos luminotécnicos traz algumas vantagens. “Além da qualidade da iluminação, o LED é mais agradável aos animais, plantas e seres humanos e gera uma grande economia na conta de luz e menos necessidade de trocas. Ele é mais caro do que as lâmpadas comuns? Sim, com certeza, ele ainda custa mais, mas é uma despesa que se paga em pouco tempo, por isso estamos vendo cada vez mais empresários e consumidores finais investindo na tecnologia”, finaliza.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!