Haus
Parece mentira, mas essas 10 casas existem de verdade

Casa de vidro, fica em um local deserto na Itália. Foto: Divulgação
Hoje é o dia da mentira e, para lembrar a data de forma divertida, a HAUS selecionou algumas casas pelo mundo que têm formato ou conceitos diferentes e surpreendentes. Confira!
LEIA MAIS
1 – Esta casa em Moscou, na Rússia, foi desenvolvida pelo escritório Za Bor Architects e tem traços únicos, com fachada e janelas assimétricas. A grande diferença é que ela não tem fundação, está sustentada em duas outras construções e parece flutuar.

2 – O projeto dos italianos Carlo Santambrogio e Ennio Arosio tem paredes transparentes e fica em um local deserto. Apreciar a paisagem aqui é o que se faz em todos os momentos.

3 – Morar dentro de uma pedra, mas com o conforto da vida moderna. Isso é o que a casa La Trufa, concebida pelo arquiteto Anton García-Abril, do Ensamble Studio, proporciona. A casa fica na Costa da Morte, oeste da Espanha.

4 – Em Chino, no Japão, esta casa impressiona. A arte é do arquiteto Terunobu Fujimori, que adora estudar materiais e desafiar a física. Dois castanheiros foram transportados de uma montanha próxima e amparam a construção, que fica seis metros acima do solo. Para chegar até a porta, é necessário subir uma escada.

5 – Esta casa na Noruega, batizada de Mountain Hill Cabine, foi planejada para se integrar perfeitamente à natureza. A característica mais marcante é a inclinação do topo, a 23 graus. Com a força do vento, a superfície fica encoberta por uma espessa camada de neve e se transforma em uma verdadeira pista de esqui particular. O projeto é do escritório Fantastic Norway.

6 – O designer Tom Dixon comprou e transformou uma caixa-d’água em casa. A construção fica em um estacionamento em Londres, na Inglaterra. A torre tem quase 20 metros de altura e foi dividida em três andares. Há 12 aberturas de janelas na estrutura. O acesso é feito por uma escada de metal. Dixon gastou 400 mil libras na reforma.

7 – A Casa Keret, em Varsóvia, na Polônia tem apenas 1,22 metro em seu ponto mais largo e apenas 72 cm no menor. No total são apenas 14 m², o que faz dela a residência mais fina do mundo. Mas há espaço suficiente para cinco cômodos: sala de jantar, cozinha, quarto, banheiro e um canto de leitura. O projeto é do arquiteto Jakub Szczesny, do escritório Centrala.


8 – Projeto feito na Suíça apresenta casa embaixo da terra. O projeto é dos arquitetos holandeses das empresas Christian Müller e SeARCH. A casa é luxuosa e tem salão de jogos, quarto de hóspedes e uma decoração incrível.

9 – A pequena cabana foi levantada no alto dos Alpes Julianos, entre a Itália e a Eslovênia, pelo arquiteto italiano Giovanni Pesamosca, em homenagem ao alpinista e fotógrafo italiano Luka Vuerich, que morreu com 34 anos em uma avalanche ao tentar escalar uma montanha na região em 2010. A construção contém nove camas e está a 2.531 metros de altura, por isso acabou virando um refúgio seguro para alpinistas e aventureiros. A estadia é de graça, desde que você suba sozinho.

10 – A casa é particular e fica na menor ilha do rio Saint Lawrence, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, à leste de Ontário, entre as mais de 1,8 mil ilhas existentes. Nas épocas em que o rio sobe, a água invade somente a área externa da casa. Porém, em época de rio baixo, os proprietários conseguem aproveitar o jardim e tomar banhos de sol. A construção foi feita na década de 1950 como uma casa de férias e, desde então, se tornou uma atração turística.
