Diversidade de propostas

Arquitetura

Vai contratar um arquiteto? Entenda porque a concorrência é a melhor metodologia para o seu projeto

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
07/06/2024 13:06
Thumbnail

Projeto "Casa do Passado", do Maré Arquitetura

Você já deve ter notado que quando um orgão público se propõe a realizar uma obra, antes dela começar é aberta uma licitação, ou seja, uma concorrência. Isso é necessário por diversos motivos: transparência na contratação, questões orçamentárias, fiscalização... Mas também para garantir que a obra será executada a partir da melhor proposta arquitetônica para aquele projeto, pelo ponto de vista das soluções, escolhas de materiais, eficiência da edificação e relação custo x benefício para a construção e uso do espaço.
Nesta linha, pode-se assegurar que a transposição desse método para a contratação de projetos residenciais, comerciais ou corporativos resulta nos mesmos benefícios. Afinal, ela permite a exploração das propostas para responder às necessidades daquela família ou daquele ambiente de trabalho a partir de diversas linguagens, referências e expertises dos profissionais envolvidos em seu desenvolvimento.
E aqui há outra facilidade. Diferentemente dos órgãos públicos, os clientes residenciais e corporativos não precisam abrir uma licitação para receber diferentes propostas para o mesmo projeto de que necessitam. O mercado já oferece a prestação de serviços que seguem esse modelo. Um exemplo é a Archa.
Considerada a maior plataforma de contratação de projetos de arquitetura do país, a startup brasileira conecta os clientes interessados em contratar um projeto de arquitetura de construção ou reforma aos profissionais capacitados para executá-lo.
"Para os arquitetos, a Archa representa uma plataforma de originação de projetos, uma espécie de departamento comercial dos escritórios. Para os clientes, representamos uma solução ágil e tecnológica para a contratação de um arquiteto, de um projeto de arquitetura de interiores e/ou arquitetônico para ambientes residenciais, corporativos e comerciais", detalha João Leão, CRO (Chief Revenue Officer) da Archa.

Como funciona a contratação do projeto de arquitetura?

Como o nome sugere, assim que o cliente contrata o serviço para a realização do seu projeto, a plataforma abre uma concorrência e convida os profissionais a participarem dela. Passado o período de inscrições, a Archa seleciona três dos escritórios a partir de seus portfólios e os apresenta ao cliente para sua validação.
Na sequência, cada profissional trabalha no desenvolvimento de sua proposta a partir daquele mesmo briefing, ou seja, do resumo das necessidades e desejos do cliente para aquele espaço. Os projetos, então, são apresentados a ele, que tem condições de não somente avaliar as propostas, mas, principalmente, compará-las entre si.
Essa comparação é feita tendo em consideração diversos critérios, que vão da linguagem dos profissionais, de suas capacidades em proporem soluções funcionais, ergonômicas e de uso dos espaços que respondam, mas também possam ir além, das necessidades apontadas, capacidade orçamentária para execução efetiva do projeto, entre outros.
"O nosso atendimento começa de maneira digital, pela plataforma, mas segue com a nossa equipe interna, com o fator humano presente em reuniões e acompanhamentos com os clientes. Nós os preparamos para avançarem dentro do nosso fluxo e terem condições de tomar a melhor decisão, de fazer a melhor escolha entre os projetos apresentados", explica Leão, que destaca a celeridade do processo como outro diferencial da concorrência via plataforma.
Isso porque, a partir da validação dos profissionais que participarão da concorrência, os escritórios têm 14 dias para apresentarem, cada um, os seus projetos.
"É um processo muito estruturado. Desde o início, o cliente sabe quais serão as etapas, como o fluxo irá funcionar, quando entregas irão acontecer. E, nele, recebe três projetos distintos, de três escritórios diferentes, por preço único, para escolher com qual seguirá para a realização da sua obra ou reforma", reforça o CRO da Archa.
Após a seleção, o escritório vencedor da concorrência tem mais 14 dias para entregar o projeto executivo do espaço, a partir do qual será possível executá-lo.
"Quem nos procura quer algo diferente. Temos um método específico, no qual todas as etapas acontecem num prazo de 28 dias, diferente do comumente praticado no mercado. Temos uma proposta diferenciada de oferta de serviço e de entrega", completa o CRO da startup.