Casa nova

Arquitetura

Vai comprar um imóvel na planta? Entenda porque contratar um arquiteto

Cristina Seciuk
27/03/2024 17:39
Thumbnail

Projetar na planta significa processos mais simples e maior flexibilidade na implementação das ideias dos futuros moradores. | Sidney Doll

Adquirir um apartamento na planta pode ser muito vantajoso em termos financeiros (seja pelos descontos normalmente oferecidos pré-construção, seja pela valorização do imóvel ao longo do tempo), mas também pode ser a oportunidade de criar a casa dos sonhos ainda antes de ela estar pronta. De modo prático, um apartamento novo oferece uma vantagem significativa: " a liberdade de criar um projeto personalizado que atenda às necessidades específicas do cliente". A avaliação é da arquiteta Marina Salomão e sintetiza duas características muito particulares desse tipo do projeto: a simplificação de processos e a maior flexibilidade na implementação das ideias dos futuros moradores.
A também arquiteta Thaís Monfré destaca que para apartamentos ainda na planta “altera-se um pouco a forma como os processos acontecem para permitir que os clientes ganhem tempo e possam iniciar a obra o quanto antes" ao receber as chaves - um anseio bastante comum nesses casos. “Através da planta de contrato da construtora, com medidas básicas, nós conseguimos iniciar estudos de plantas de layout e, posteriormente, elaborar o conceito do projeto. Nesse momento, temos como objetivo mostrar o potencial do apartamento e como ele pode ficar”, complementa.
Além de significar mais tempo para o desenvolvimento do projeto, este cenário permite adiantar o planejamento da obra, com orçamentos de produtos e serviços e mais frente para um bom planejamento financeiro, de olho no período de execução. Aqui, no entanto, a profissional deixa um alerta: não inicie o projeto muito antes da previsão de entrega do imóvel. "Isso pode acarretar na indisponibilidade de itens de revestimentos, por exemplo, quando a obra for realizada e na defasagem dos orçamentos. Por isso, temos preferência por iniciar o projeto com meses de antecedência, não anos, como alguns clientes acabam procurando", revela.
Na avaliação de Thaís, começar essa jornada cerca de seis meses antes da entrega das chaves é um prazo ótimo, garantindo que os clientes possam participar com tranquilidade do processo de desenvolvimento do projeto, tenham tempo para refletir sobre as propostas e que quaisquer ajustes sejam realizados sem atropelos.
Além de viabilizar planejamento minucioso e tranquilidade para escolhas e negociações com fornecedores, a contratação de um profissional de interiores para um imóvel na planta pode agilizar o processo de personalização, conforme Danyela Corrêa, também experiente na execução desse tipo de projeto. "Trabalhar com o arquiteto antes da entrega das chaves possibilita ajustes no projeto de acordo com as preferências do cliente e facilita a coordenação com a construtora para implementar as alterações desejadas antes mesmo da conclusão da obra", afirma.
Em comparação com outras obras ou reformas, o principal diferencial do projeto de arquitetura criado para um imóvel na planta é justamente a flexibilidade para personalizar o imóvel sem a preocupação com limitações pré-existentes, mas há características que podem significar entraves para o projeto de um apartamento que ainda não foi entregue.
O principal ponto citado pela arquiteta Thais Monfré é que antes de os proprietários terem as chaves na mão, o profissional não terá todas as informações do imóvel, como medidas de pé-direito, interferências de vigas e sancas, localização exata de pontos hidráulicos e elétricos e até medidas da planta (já que existe margem de erro prevista em lei, de 5%).
Neste sentido, ela destaca ser essencial que o projeto executivo seja realizado somente com as informações reais "para que não faltem informações ou aconteçam erros durante a obra".
Essa medição fina pode acontecer durante a vistoria, que é outra boa oportunidade para contar com um arquiteto ao lado. "Dessa forma, conseguimos orientar os clientes sobre possíveis ajustes que a construtora deva realizar e garantir que tudo será entregue da melhor forma possível“, defende.