Vai pintar a casa?

Arquitetura

Suvinil lança ferramentas que facilitam a escolha das cores

Sharon Abdalla
São Paulo
22/03/2024 19:01
Thumbnail

O guia apresenta questões que, uma vez respondidas, direcionam o processo de seleção da cor em três passos | Zest

As cores fazem toda a diferença nos ambientes. E escolher entre as centenas de possibilidades de tintas disponíveis no mercado pode ser um desafio para quem tem uma reforma ou renovação nos planos - tanto para quem irá fazer uso dos espaços quanto para os arquitetos e designers de interiores responsáveis pelos projetos.
Na HAUS Decor Show, evento realizado paralelamente à Expo Revestir até a sexta-feira (22), no São Paulo Expo, fabricantes como a Suvinil investiram não apenas em apresentar seus lançamentos em cores e acabamentos, mas também ferramentas que facilitam o processo de escolha.
Conceito "Com Suvinil, Tá Mais Fácil Escolher Cor" é destaque da marca na Haus Decor Show
Conceito "Com Suvinil, Tá Mais Fácil Escolher Cor" é destaque da marca na Haus Decor Show

Guia de Escolha de Cores em 3 passos

A marca apresentou o conceito "Com Suvinil, Tá Mais Fácil Escolher Cor", que destaca soluções como o Guia de Escolha de Cores. "Para o consumidor final, nós traduzimos essa questão de escolha de cor de forma simplificada, para que ele, com seu próprio repertório, consiga descrever uma sensação ou algo que tem na cabeça e possa encontrar uma cor. Sabemos da dificuldade de [expressar] uma cor. Um terracota, para mim, pode ser diferente do que é para você. Então, a partir de algumas perguntas básicas, nós o guiamos para essa escolha de cores, para que ela seja mais acertada", explica Sylvia Gracia, Gerente de Marketing – Cor e Conteúdo da Suvinil.
Dentre as muitas opções do leque de cores da marca, o guia vai apresentando questões que, uma vez respondidas, direcionam o processo de seleção da cor. Fazem parte desse trajetória a cor em si (como verde, amarelo, azul...) e as sensações que o usuário deseja ter naquele espaço, por exemplo. Conforme ele avança nas três etapas do quiz, o sistema apresenta sugestões de tonalidades daquela primeira cor para a escolha.
Dessa forma, o guia possibilita não apenas a seleção da cor em si, mas também se coloca como uma ferramenta que auxilia o usuário do espaço a traduzir para o arquiteto ou o designer de interiores o que deseja delas no projeto. "Cada um tem uma forma de descrever cor e isso parte do repertório individual. O guia é um ponto de partida. Ele pode trocar com esse profissional e dizer: 'minha cor está aqui'. E o profissional, sabendo a propriedade real da cor, a seleciona dentro daquele grupo de preferência", completa.
Outra ferramenta já disponibilizada para ajudar a descobrir a cor ideal para cada projeto é a Suvi, uma assistente virtual que está disponível no site da marca e com a qual é possível conversar para encontrar a cor desejada.

Novo Leque de Cores

A propriedade da cor citada pela gerente de marketing está descrita no lançamento da Suvinil nesta segunda edição da Haus Decor Show: o leque que utiliza novo sistema de codificação das cores, desenvolvido em parceria com a Natural Colour System (NCS) - norma internacional de especificação que permite que qualquer cor de uma superfície seja descrita com Notação NCS única e inequívoca - e voltado aos profissionais de arquitetura e design de interiores.
Ao interagirem com branco e preto, as cores sofrem variação de tonalidade, criando diversas possibilidades de tons dentro de um único matiz. O sistema, idealizado a partir de seis cores elementares (branco, preto, vermelho, amarelo, azul e verde) permite ao profissional identificar se determinada cor é mais escura, clara, quente, fria, mais ou menos saturada, a depender da quantidade de cada uma daquelas seis cores na composição de determinado tom.
"Muitas vezes o profissional projeta com mais luz, menos luz, deseja saber a real propriedade daquela cor. O código de cor contribui para o profissional entender, por exemplo, o quanto de um verde tem de azul ou de amarelo. Ou, sobre luminosidade, o quanto aquela cor é clara ou escura. O sistema de cores ajuda o arquiteto a [especificar] não só na intuição, mas aliando técnica para projetar melhor as cores nos espaços", enfatiza Sylvia.

As cores de 2024

Falando em cores, no estande da marca também é possível conhecer as tonalidade que compõem o estudo de tendências Suvinil Revela 2024+, que elegeu Conforto como a cor do ano 2024, dentro da paleta Silêncio. As outras quatro paletas do estudo (Terra, Cura, Tempo, Infinito) também estão em exposição.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!