Feicon

Arquitetura

Sauna a vapor dispensa obras e fica pronta em 4 horas; conheça o modelo

Cristina Seciuk*
São Paulo
03/04/2024 09:41
Thumbnail
Uma sauna instalada e pronta para uso em poucas horas, com três pré-requisitos simples: piso nivelado e firme, um ponto d'água e outro de energia. O produto já é realidade no mercado e está entre os destaques apresentados pela indústria durante a 28ª edição da Feicon, principal evento da construção civil da América Latina, que ocupa o São Paulo Expo até a sexta-feira (5).
O equipamento foi criado no Brasil, é patenteado e comercializado pela empresa mineira Ecosauna em quatro modelos exclusivos para área externa, podendo ser instalado em jardins, coberturas e até sacadas.
Dentro das estruturas em vidro temperado, de visual bem minimalista e que permite visão 360º, destacam-se reservatórios em cerâmica, com aberturas pelas quais sai o vapor, produzido por resistências que ficam submersas na água, num funcionamento similar ao dos nebulizadores. O equipamento é programado para aquecimento rápido, em até 20 minutos, e manutenção da temperatura em 48°, desarmando automaticamente quando esse patamar é alcançado. O sistema resulta em baixo consumo de energia de acordo com a fabricante, com custo médio de R$ 2 por hora de funcionamento.
Principal diferencial do produto é o fato de os modelos dispensarem a necessidade de obras. Entregues desmontadas, elas são erguidas em até quaro horas, tempo que cai pela metade no caso da versão menor. As saunas da empresa estão disponíveis em modelos com capacidade para até 3 ou 6 pessoas, com medidas que variam de 1m X 1,7m e 1,7m X 1,7m. Além da base em madeira (reflorestada, de plantio próprio), a opção Recycle surge em polietileno, mais leve e resistente à exposição prolongada às intempéries e à radiação UV.
Os equipamentos, com potências de 3.500 a 7.000 watts, demandam corrente de 20 ou 40 ampères (respectivamente) e tensão de 220v.
*A repórter viajou a convite da organização do evento.