Exposição

Arquitetura

Arquitetura é peça-chave para atrair e conectar clientes a marcas: cases da Expo Revestir e Haus Decor Show

Sharon Abdalla
26/03/2024 19:20
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Estande da Portobello levou os ambientes de uma casa para a Expo Revestir | Guto Campos

Em um mundo onde a economia da atenção é a regra, atrair os olhos de consumidores, parceiros de negócios e stakeholders nem sempre é tarefa fácil, ainda mais quando eles estão concentrados - e sendo disputados - em um mesmo local, como aconteceu na última semana durante a Expo Revestir, maior feira do setor de revestimentos e acabamentos da América Latina.
Os lançamentos em louças, metais, revestimentos e novas tecnologias são, sim, atrativos - todos querem fotografar, gravar e publicar as novidades. Mas, sozinhos, não garantem que seu potencial tecnológico, funcional e de design seja conhecido e reconhecido pelo público, que é "bombardeado" por informações e estímulos o tempo todo dentro dos pavilhões.
Por isso, e cada vez mais, as marcas investem cifras milionárias em estandes que, mais do que espaços expositivos, se tornam experiências imersivas. Neles, os projetos de arquitetura e design e os grandes nomes do mercado que os idealizaram se tornam aliados para criar ou aprofundar a conexão entre as empresas e seus consumidores e especificadores, algo que irá perdurar para muito além dos quatro dias do evento anual.
HAUS visitou a Expo Revestir e a Haus Decor Show, evento paralelo que ocorre nos mesmos dias e local, e selecionou sete destes espaços, que se destacam pelo design, sustentabilidade e por irem além da mera exposição, tornando-se ambientes concorridos e até mesmo de permanência dos visitantes durante as feiras.

Imersão cromática

Foto: Zest
Foto: Zest
Um "mergulho" no universo das cores foi o que a Suvinil propôs aos visitantes do seu estande na Haus Decor Show, evento paralelo à Expo Revestir focado nos setores de tintas, automação e iluminação. Assinado pelo escritório de arquitetura Ohtake,o estande teve como destaque um extenso túnel com piso espelhado, que serviu tanto à apresentação das cores, mas especialmente das ferramentas que a marca lançou para facilitar a escolha da cor (Guia de Escolha de Cores, Teste sua Cor, Suvinil Revela 2024+ e o novo leque que utiliza sistema de codificação de cores), além de ter se tornado "parada obrigatória" para o registro em fotos e vídeos da participação no evento.
Foto: Zest
Foto: Zest
Ao final do túnel, uma "praça" em estilo arena foi palco para a experimentação do guia que auxilia os usuários na escolha da cor, e também para talks e ponto para um descanso rápido entre as centenas de metros caminhados pelo pavilhões ao longo dos quatro dias de Haus Decor Show.
Foto: Zest
Foto: Zest
"O estande começava com a praça Conforto, que é a cor 2024 da Suvinil. A ideia foi proporcionar um local de respiro - respiro é luxo, respiro é conforto - em meio a tantas informações da feira. A praça é esse 'vazio', que é tão importante quanto o cheio, e quando se subia por ela se chegava ao túnel com todas as cores do Revela 2024+. Esse percurso cromático fazia referência à obra do artista plástico Verner Panton com toda a sinuosidade, as cores e também os diferentes acabamentos da Suvinil (acetinado, brilhante, Toque da Terra) e envolvia a arena romana", explicou Rodrigo Ohtake, que lidera o escritório responsável pelo projeto. "Fazemos arquitetura para as pessoas, para promover a convivência entre as pessoas. O túnel e as praças foram isso: lugares para as pessoas se encontrarem e trocarem ideias", completou, em entrevista exclusiva a HAUS.

Cara de casa

Foto: Guto Campos
Foto: Guto Campos
Em uma proposta inovadora, a Portobello apresentou seus lançamentos em uma "casa" montada dentro do São Paulo Expo. Sem telhados - obviamente -, mas com diversos ambientes, os espaços jogavam luz aos revestimentos até então inéditos ao mesmo tempo em que demonstravam como eles se comportavam e compunham diferentes propostas de ambientação, iluminação e paginação.
"A decisão [de fazer do estande uma casa] nasceu da vontade de oferecer aos visitantes uma experiência única e imersiva. Queríamos que cada pessoa que passasse pelo nosso espaço pudesse se sentir, de fato, dentro de um lar, experimentando a aplicabilidade e a estética dos nossos produtos em ambientes reais e funcionais", comenta Chris Ferreira, CCO do Portobello Grupo.
Foto: Felipe Araújo
Foto: Felipe Araújo
O espaço foi assinado pelo escritório Marchetti Bonetti em conjunto com a equipe de arquitetura da Portobello e trouxe ainda outro apelo: o da sustentabilidade. Toda sua estrutura foi erguida em MLC - Madeira Laminada Colada, certificada, com garantia de origem e 100% reutilizável, além de proporcionar uma obra limpa, pois as estruturas chegaram prontas para montagem no pavilhão. "A arquitetura da Casa Portobello é modular, sustentável e acolhedora. A estrutura em madeira laminada será reutilizada na próxima edição da própria Revestir, em 2025, e, em seguida, [será endereçada ao] novo centro cultural Jardim Progresso, comunidade vizinha à fábrica na cidade de Tijucas, em Santa Catarina. [...] A sustentabilidade é um pilar fundamental na filosofia da Portobello, permeando não só o espaço na Revestir, mas também nosso processo produtivo [...] e projetos sociais", completa Ferreira.

Natural

Os temas que fazem referência à natureza se destacaram não apenas nos lançamentos, mas também nos estandes da Expo Revestir 2024. Na Granos, os milhares de anos de história geológica de formação das pedras naturais foram evidenciados no estande assinado pelo designer Pedro Franco, com protagonismo máximo ao material natural Terracotta (quartzito) em uma proposta limpa, mas impactante.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A atratividade do estande se deu a partir do trabalho com a própria pedra, apresentada em lastras, como revestimentos, mas também como itens decorativos, "obras de arte" que ganhavam volume, textura e profundidade por meio de efeitos de cheios e vazios dos cortes na pedra e do jogo de luzes e sombras.
"Desde que o mundo é o mundo, o fazer do homem transforma a pedra em arte. Um dueto da natureza e do Homem Faber que é eternizado através da arte. Este foi o ponto de partida do estande da Granos. Uma ode à transformação, ao deixar-se levar e transformar assim como a pedra, resiliente (em sua formação), mas adaptável no que tange à transformação pelo esculpir. Um diálogo entre homem e natureza; um fazer que se eterniza, um contraponto ao mundo do descarte", comenta Pedro Franco, em nota.

Premiado

A Docol levou para o São Paulo Expo uma evolução do conceito Floresta Docol, apresentado na Expo Revestir 2023 e premiado recentemente na categoria Architecture/Trade Fair Exhibitions pelo iF Design Award, prêmio alemão considerado o Oscar do design mundial.
Foto: Tardelli Work
Foto: Tardelli Work
Assinado pela BLOCO Arquitetos, o projeto tem como base a ligação indissociável entre as florestas e a água, recurso natural que embasa o propósito da marca de contribuir para seu uso racional por meio de soluções inovadoras que proporcionem experiências com água aos usuários, mas de forma sustentável.
Foto: Tardelli Work
Foto: Tardelli Work
"Pensamos em um espaço expositivo que pudesse ser construído de forma rápida e com o mínimo possível de desperdício, com a utilização de um material de baixo impacto ambiental", explica o arquiteto Daniel Mangabeira, do BLOCO. Assim, o estande foi concebido em módulos de MCL (madeira laminada colada), fechados em algumas de suas faces com tiras em metal que remetiam à água e atraiam os visitantes para visitar e interagir com o espaço.

Uma cidade

Outra das marcas expositoras que seguiu a linha da evolução do conceito apresentado em 2023 foi a Dexco. A empresa multinegócios levou para a Revestir 2024 a sua conhecida Cidade Dexco - também premiada pelo iF Design Awards 2023 na categoria feiras e eventos -, com área de 2,4 mil m² onde foram apresentados os lançamentos das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor.
Foto: Rafael Renzo
Foto: Rafael Renzo
Neste ano, a Cidade Dexco apresentou o conceito Fluidez que Conecta, com arquitetura caracterizada por curvas e ondas que tramistiam movimento e continuidade em um convite ao se transitar pelas ruas, esquinas e seis quadras do percurso expositivo, conhecendo as características de cada marca do grupo e a sinergia entre elas.
Foto: Rafael Renzo
Foto: Rafael Renzo
“A Cidade Dexco veio para materializar todas as sete marcas juntas fisicamente e para encontrar soluções combinadas de forma fluida e natural. Mantendo a singularidade de cada marca, apresentamos um ambiente que nos chancela como uma casa de marcas”, explica Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco, em nota.

Biomas

As referências aos biomas brasileiros estiveram presentes no estande da Arauco. Com 230 m³, distribuídos entre áreas expositiva e mezanino, o espaço assinado pelo arquiteto Felipe Guerra apresentou um grande painel sinuoso que evocava o movimento das areias das praias e a topografia, ao mesmo tempo em que orientava o fluxo de visitação.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em destaque, três mesas produzidas pela designer floral Manu Daher recriavam biomas do país, trazendo vegetação, conchas, água e outros elementos naturais para dentro do pavilhão de exposições.
Foto: João Vitor Sarturi
Foto: João Vitor Sarturi
"As mesas adicionaram uma camada de interpretação naturalista à mostra. Este cenário foi enriquecido pela influência dos mestres Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx e complementado por grandes painéis de LED e experiências imersivas em realidade virtual, introduzindo uma dimensão de tecnologia e futurismo", completa Guerra ao salientar outras características do projeto.

Influência oriental

Um ambiente de calma e contemplação em meio à maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Foi o que a Michelangelo Mármores apresentou aos visitantes da Expo Revestir que faziam fila para, além de alguns segundos de calmaria, garantir a foto com o fundo em mármore Branco Michelangelo no acabamento escovado e a instalação contrastante em vermelho no teto.
Foto: MCA Estúdio
Foto: MCA Estúdio
Assinado pelo arquiteto e paisagista Alex Hanazaki, o espaço fazia referência à cultura japonesa nas cores e formas características, assim como a forte conexão deste povo com a natureza. Assim, o estande apresentava um jardim japonês, no qual se encontravam seixos em mármore maciço e um canteiro com o pó da pedra no lugar da areia comumente utilizada para criar desenhos com o uso de rastelos.
Foto: MCA Estúdio
Foto: MCA Estúdio
“Trouxe para este projeto minha orientalidade, essência e visão do Japão. Apesar da presença do rastelo e das esculturas dos seixos, [trouxemos] essa mensagem de forma nada óbvia, com muita leveza e organicidade em contraponto com linhas retas e contemporâneas, além de muita clareza. [Enaltecemos] o que é verdadeiro”, enfatiza Hanazaki.

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