Arquitetura
Reforma incrível transforma apartamento de 1862 em projeto clean e contemporâneo

Norbert Tukaj
A Sarkauskai Architecture promoveu uma restauração que é um verdadeiro resgate de um prédio histórico na região da cidade antiga em Vilnius, capital da Lituânia.
Construído em 1862, o prédio sobreviveu a diferentes transformações, mudanças de proprietários e de finalidades, e sofreu danos quando sua região se tornou área de consumo de drogas. Agora, no entanto, uma revitalização do espaço deu um novo fôlego ao edifício e novos ares a um dos apartamentos, que virou lar de uma jovem e moderna família.
Com 84 m², o espaço foi renovado em 2017 para tornar-se habitável novamente, modernizando o ambiente, mas preservando algumas das características originais.

Para abraçar o conceito de open space, os arquitetos derrubaram algumas antigas divisórias e apostaram em paredes e teto brancos e bege, com tons amadeirados mais claros, em contraposição aos mais escuros que antes deixavam o ambiente pesado.
Conforme descrevem os próprios arquitetos responsáveis pelo projeto no site da Sarkauskai, “um novo espaço é criado como se fluísse através de todo o apartamento, revelando a perspectiva de multiplicidade e profundidade das instalações. As aberturas nas paredes antigas são cortadas de tal forma que o novo espaço é adaptado à vida familiar moderna, mas, ao mesmo tempo, deixa uma marca da antiga estrutura do plano”.
Assim, foram mantidos o glamour e a ostentação típicos da burguesia que construiu o prédio, mais de 150 anos atrás. A história arquitetônica do local foi preservada no painel de parquet, nos detalhes do teto e nas molduras das portas.

A troca entre cozinha e banheiro é uma das grandes atrações do projeto, sendo central para a nova organização do espaço. De um lado de uma parede, fica a cozinha, enquanto no outro lado está o banheiro. No topo da parede que separa estes dois ambientes há um espaçoso mezanino, onde podem ser guardados grandes objetos.
O banheiro, por si só, é uma verdadeira obra minimalista. Uma porta com um recorte para a entrada de animais de estimação se abre para um espaço abstrato, cuja imagem quase não dá pistas sobre a função do cômodo. Todos os acessórios são integrados, a pia está localizada no nicho onde antes estava uma janela. De pé sob o chuveiro, através da porta aberta, o morador pode ver toda a extensão do apartamento, no final do qual a visão é ampliada por um espelho.

Uma única nova divisória foi instalada no apartamento, no ambiente do quarto, funcionando também como cabeceira da cama. Nela, duas aberturas atuam como criados-mudos, de um lado. Por trás, um espaço que serve de armário ou closet. A repartição é fabricada no mesmo tipo de madeira que dá corpo à mesa da cozinha e ao forro de alguns dos ambientes, bem como ao piso de alguns dos cômodos do apartamento.
Os residentes do apartamento embarcaram na transformação do espaço e chegaram a colocar a mão na massa para ajudar a construir alguns dos detalhes, como os móveis, as lâmpadas e os interruptores. O resultado foi um espaço cheio de charme e com personalidade, mas que preserva seu mais de um século e meio de história.
Veja mais fotos:







*Especial para HAUS.