Projeto
Arquitetura
Reforma de apartamento de três quartos destaca reaproveitamento de móveis e paleta em tons neutros
Nada melhor do que, além de um novo endereço, mudar também para um novo lar. Foi buscando a revitalização do novo apartamento e que ele respondesse às suas necessidades e preferências que o casal Renata e Vinícius buscou a Archa, plataforma brasileira de contratação de projetos de arquitetura, para estudar as possibilidades de reconfiguração e atualização dos espaços do imóvel.
O desenvolvimento do projeto via plataforma ficou a cargo da Sala 12 Arquitetura, que teve a praticidade como ponto de partida da reforma do Apartamento Perdizes. Assim, marcenaria, fluxos e layouts foram otimizados para atender as atividades cotidianas da família e de trabalho do casal. Móveis e eletrodomésticos foram reaproveitados, uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental e financeiro, já que o orçamento para a obra estava limitado ao teto de R$ 220 mil.
O projeto
A paleta do projeto de arquitetura do apartamento tem como base tons neutros e texturas leves, um pedido do casal. O toque de cor e de aconchego fica por conta dos acabamentos amadeirados que, no conjunto com os demais, contribuem para trazer toque atemporal aos ambientes.
A transformação mais significativa foi realizada na área de serviço do imóvel. Nela, o antigo dormitório deu lugar ao home office de Vinícius, que trabalha com serviços bancários e financeiros de forma híbrida, utilizando o espaço por cerca de três vezes na semana, e precisava de privacidade e áreas de armazenamento para a realização de suas atividades.
Outra alteração foi realizada no banheiro, que passou a abrigar a despensa. Na lavanderia, o destaque fica por conta da ampla bancada de serviço.
A cozinha conta com mesa para refeições cotidianas e, integrada, à sala de estar e jantar, possibilita o cuidado com as crianças - uma de três anos e outra de 4 meses - enquanto os preparos e serviços são realizados.
Na área social, o layout proposto reaproveita móveis existentes, que serão renovados a partir da substituição de seus acabamentos e revestimentos. O destaque, no entanto, fica por conta do banco linear em madeira posicionado abaixo da janela. Além de ampliar o número de assentos na sala, ele abriga a adega, os equipamentos de TV e tem função baú para o armazenamento de itens, especialmente dos brinquedos das crianças.
Ao lado dela, a sala de jantar ganhou sensação de amplitude e circulaçao ampla com a retirada da marcenaria antiga, que também abriu espaço para os móveis da família, como a mesa de jantar com seis lugares.
Área íntima
O apartamento conta com três dormitórios, sendo uma suíte. Nela, a linguagem que dá unidade ao projeto aparece no painel de madeira da cabeceira, que aquece o ambiente e conversa com o banco posicionado aos pés da cama.
Ali também está a segunda mesa de trabalho do apartamento, destinada à Renata, advogada, que também tem jornada híbrida e trabalha parte da semana em casa. Posicionada abaixo da janela, ela recebe boa incidência de iluminação natural.
As crianças dividem o segundo dormitório, que recebe acabamentos em cores neutras para que fossem facilmente adequados à composição com móveis de que a família já dispunha: berço, cômoda e cama de solteiro. Estampas e texturas suaves criam uma atmosfera tranquila e aconchegante para os pequenos desfrutarem o ambiente.
Já o terceiro quarto, por sua vez, foi transformado em um ambiente multifuncional. Ali, há um sofá cama para que a família receba seus hóspedes, local para estudo e espaços para brincadeiras e para o armazenamento de brinquedos, tendo na estante que preenche uma das paredes uma aliada à organização do espaço.
Por fim, o banheiro social teve a antiga banheira removida. Isso permitiu a redução da área do box e a criação de um novo roupeiro, ampliando a área destinada a armazenamento no imóvel.