Arquitetura
Projeto de recuperação de fachadas históricas em Curitiba entrega 20º imóvel público
Casa Muzzillo está em fase de recuperação da fachada. Foto: Pedro Ribas/SMCS
O programa Rosto da Cidade, que prevê a recuperação de edifícios públicos do Setor Histórico de Curitiba, chega ao 20º prédio público atendido: a Casa Muzzillo. O exemplar histórico que data do início do século 20, foi construído pelo arquiteto italiano José Muzillo e serviu de moradia para a família até 1955. Desde 1998, o espaço abriga o Instituto Cidadania e Voluntariado, antigo Centro de Ação Voluntária (CAV).
A casa rosada da esquina da Rua Ébano Pereira com a Alameda Augusto Stellfeld está na fase final de pintura e receberá ainda uma resina antipichação.
O projeto Rosto da Cidade vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Curitiba desde agosto de 2018. À época, HAUS levantou junto ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) que o investimento para a realização das ações estava previsto em R$ 4,8 milhões.
Além da recuperação dos imóveis, o investimento compreende planos de iluminação pública, segurança, mobilidade e acessibilidade.
Imóveis particulares
De acordo com a administração do município, neste ano de projeto, além dos prédios públicos recuperados, foram finalizados os trabalhos de limpeza e pintura em 11 imóveis privados.
O trabalho em prédios históricos privados é permitido após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba.
Com seis etapas de execução, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida por Ippuc, Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas.