Reforma

Arquitetura

Projeto de interiores moderniza e amplia área útil de apartamento duplex; confira as imagens

Da redação
26/04/2024 18:12
Thumbnail
O ditado popular diz que nada é tão bom que não possa melhorar. A frase ilustra a transformação do Duplex 22, apartamento duplex localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Com abundante luz natural, pé-direito duplo e áreas sociais e privativa (no mezanino), seu proprietário, que mora sozinho, desejava um ambiente mais organizado e funcional, além de mais moderno e aconchegante para ele, sua namorada e também para receber os amigos.
A missão de recriar o imóvel ficou a cargo do escritório Thiago Nicoletti Arquitetura, que potencializou características, materiais e peças de decoração e mobiliário de que o apartamento já dispunha, mas acrescentou soluções que aperfeiçoaram seu uso e ampliaram a área útil do duplex no projeto de interiores desenvolvido via Studio Archa.
Manutenção do lustre francês e novo layout são destaques do estar | Divulgação
Manutenção do lustre francês e novo layout são destaques do estar | Divulgação
A primeira grande mudança aconteceu no piso inferior, com a pintura do guarda-corpo da escada de acesso ao mezanino na cor branca, fazendo com que a peça se camufle à paleta das demais áreas do apartamento. O acesso ao lavabo foi modificado com a mudança de localização da porta e a península antiga foi demolida dando lugar a uma nova - menor, em granito, com duas alturas e três banquetas para refeições rápidas -, soluções que otimizaram o fluxo e garantem melhor circulação pelos espaços de estar, jantar e cozinha do piso térreo.
Escada recebeu nova pintura, ganha contornos esculturais e abriga a adega, desejo do morador | Divulgação
Escada recebeu nova pintura, ganha contornos esculturais e abriga a adega, desejo do morador | Divulgação
Como desejado pelo morador, a vista da cidade proporcionada pelas esquadrias de piso ao teto foi privilegiada com a proposta do novo layout para o estar, que centralizou o sofá e o posicionou transversalmente às janelas, e não mais de costa para elas, como ocorria antes. Assim, a TV também ganhou destaque, outra premissa no plano de necessidades do morador para a reforma.

Espaço de serviço

Espaço da lavanderia foi ampliado com inserção de vazio construtivo à área do imóvel | Divulgação
Espaço da lavanderia foi ampliado com inserção de vazio construtivo à área do imóvel | Divulgação
A cozinha, integrada ao estar, ganhou cuba dupla com calha úmida, revestimento em tom claro na parede e novo projeto de marcenaria. Executado em tons de branco e amadeirado, ele mantém a paleta dos demais cômodos do duplex e amplia a área de armazenamento, contribuindo para a organização do ambiente, outra das premissas do proprietário para o projeto de interiores. A lavanderia foi ampliada com a derrubada de uma parede e acréscimo de um vazio da construção à área útil do cômodo e teve o piso nivelado ao da cozinha, facilitando os fluxos.

Dormitório

No dormitório, a cama é emoldurada pela nova marcenaria | Divulgação
No dormitório, a cama é emoldurada pela nova marcenaria | Divulgação
A área do mezanino é o destaque do duplex. Banhada pela iluminação natural abundante e com vista para a cidade e área de estar do apartamento, ela abriga o dormitório e banheiro privativo do morador. Assim como na lavanderia, o projeto previu a derrubada de uma parede e a inclusão de outro vazio da construção do edifício ao espaço útil do cômodo, promovendo a alteração do layout original e a transposição do banheiro para esta nova área.
Mantendo os revestimentos em tons claros, que conferem unidade ao imóvel, ele traz box de piso ao teto com banco em alvenaria e sauna embutida. Uma banheira em louça freestanding também foi instalada, proporcionando momentos de relaxamento ao morador.
Acréscimos decorrentes do projeto, sauna úmida e banheira proporcionam momentos de relaxamento ao morador | Divulgação
Acréscimos decorrentes do projeto, sauna úmida e banheira proporcionam momentos de relaxamento ao morador | Divulgação
O melhor aproveitamento dos espaços no cômodo permitiu que a cama queen seja o elemento de destaque do dormitório, sobre a qual foi executada marcenaria também em tons amadeirados, ampliando os espaços de armazenamento, trazendo funcionalidade ao dia a dia e compondo a ambientação do cômodo.
Um novo closet substitui o antigo armário existente. Com divisória em vidro, ele traz marcenaria aberta, o que permite o arejamento das roupas e calçados e a redução do custo de execução do projeto, com orçamento previsto de R$ 3 mil/m².

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!