Projeto de arquitetura

Arquitetura

Antes e depois: retrofit traz ares modernos e dá cara nova à fachada com revestimentos e aposta na volumetria; veja fotos

Redação
12/04/2024 14:14
Thumbnail

Depois: retrofit projetado pelo Iberê Studio | Divulgação/Studio Archa/Iberê Studio

Adeus tijolinho à vista. Este era o desejo dos proprietários de uma residência de aproximadamente 420 m², localizada na zona oeste de São Paulo, quando decidiram pela modernização da fachada. O problema não era o revestimento em si, mas o desgaste causado pelo tempo, que havia provocado o descolamento dos tijolos, trazendo risco de queda e acidentes além de muita manutenção.
O desafio de transformar a fachada ficou a cargo do Iberê Studio com base na demanda que destacava a necessidade de aliar a proposta de um novo revestimento que fosse durável, fácil de manter e com custo acessível, além de garantir equilíbrio e harmonia para o exterior da casa através de uma linguagem mais industrial.
Para o projeto desenvolvido via Studio Archa, a pegada industrial desejada se traduz em tons de cinza e preto e no mix bem diversificado de materiais, que inclui madeira, concreto, vidro, alumínio e aço corten para uma estética moderna.
As arquitetas responsáveis definiram pela substituição geral dos tijolos por ripas de concreto e textura projetada (um acabamento acrílico hidrorrepelente) no mesmo tom do revestimento cimentício e pela troca das esquadrias antigas, em madeira, pelas em alumínio na cor preta. O imóvel ainda recebeu ripado vinílico que simula madeira para o revestimento da varanda superior e a forração das marquises, trazendo toque de aconchego e calor à proposta, mas em material de alta durabilidade e baixa manutenção.
Na fachada lateral da casa, a proposta prevê o uso de textura projetada em duas cores para destacar os volumes. Na parte de baixo, a aposta é no cinza claro (em tom próximo ao concreto) e, na de cima, o cinza escuro, com o objetivo de conferir mais profundidade e dinamismo à estrutura, tornando-a visualmente mais interessante.
O escritório também propôs alterações volumétricas na fachada para minimizar recortes no desenho do imóvel e realinhar as janelas, criando mais unidade visual, e adicionou uma floreira à lateral esquerda, para levar mais verde à residência.
Por fim, o projeto do Iberê Studio estende o uso das ripas de concreto para o muro do portão de entrada e garante unidade à proposta pintando na mesma cor das esquadrias os acessos de veículos e pedestres. O estilo industrial é arrematado com a identificação de numeração da casa, que surge numa chapa perfurada com acabamento em aço corten e retroiluminação para destacar o número à noite.
Com a implementação das mudanças, o retrofit tornou a fachada mais moderna e segura, além de garantir baixa manutenção, com o uso de materiais com baixa geração de resíduos de obra e menos suscetíveis às intempéries do que os acabamentos originais.