Cores e mais cores

Arquitetura

Projeto de arquitetura propõe visual lúdico e atraente para loja de tintas

Da redação
28/06/2024 13:04
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O produto é, sim, importante, mas não o único fator necessário para proporcionar uma boa (e marcante) experiência ao consumidor. Atendimento, pós-venda e um projeto de arquitetura bem planejado também integram essa lista, com potencial de fidelizar clientes e atrair a atenção de fornecedores.
Um exemplo é o projeto da loja de tintas Nikel, assinado pela Ponto Arquitetas via Archa. Partindo da máxima de as cores têm poderosa influência sobre as pessoas e como elas se sentem nos espaços, as profisisonais se basearam na psicologia das cores para o projeto de interiores e decoração dos espaços da nova loja, que precisava ser funcional e, ao mesmo tempo, acolhedor.
Amarelo e laranja setorizam área de vendas e espaço de descompressão | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
Amarelo e laranja setorizam área de vendas e espaço de descompressão | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
O destaque foi para o principal produto ofertado pela loja, as tintas, utilizadas para setorizar e destacar cada um dos ambientes. Na parte de atendimento e vendas, o amarelo enfatiza a comunicação e o otimismo, enquanto o laranja promove a integração e a alegria na área de descompressão, localizada embaixo do mezanino, pintado de azul em referência à seriedade e profissionalismo.
Balcão do caixa tem formas curvas e ripado em canos de PVC | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
Balcão do caixa tem formas curvas e ripado em canos de PVC | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
O senso de abundância, prosperidade e segurança proposto pelo tom de verde marca a área de caixa e administrativo, que conta com mobiliário curvo ripado, confeccionado com canos de PVC cortados ao meio e pintados.
Em roxo, espaço de exposição dos produtos foi pensado para ser flexível | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
Em roxo, espaço de exposição dos produtos foi pensado para ser flexível | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
Por fim, e ainda no primeiro piso, está a estrela da loja: a área de exposição dos produtos que, em roxo, desperta criatividade, inspiração e imaginação. Nela, as prateleiras foram pensadas para que sejam reguláveis, de forma a comportar diferentes quantidades e tamanho dos produtos. A área do leque de cores, por sua vez, ganhou a instalação de nichos iluminados com luzes fria, neutra e quente, para que o cliente possa testar o comportamento da cor desejada em cada uma delas.
Expositor permite ao cliente testar o comportamento da cor desejada em relação à iluminação | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
Expositor permite ao cliente testar o comportamento da cor desejada em relação à iluminação | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
Fora da loja, o destaque está na parede lateral, instagramável, que aguça a curiosidade dos pedestres, destaca a magia das cores e apresenta todos os tons utilizados para decorar e setorizar os ambientes internos.
Pintura instagramável chama atenção dos pedestres para a loja | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação
Pintura instagramável chama atenção dos pedestres para a loja | Ponto Arquitetas/Archa/Divulgação