Arquitetura de serviço

Arquitetura

Projeto de arquitetura contribui para experiência dos clientes e resultados de clínica odontológica

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
20/02/2024 15:58
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Clínica odontológica Infiniti, projeto do escritório Viz Arquitetura | Divulgação

Muito se fala sobre como a pandemia jogou luz sobre a atenção que damos aos espaços que habitamos, mas este impacto se estende, também, aos ambientes voltados à prestação de serviços. Um escritório, salão, consultório bem projetado tem potencial para colaborar com a qualidade do trabalho realizado e para aprimorar a experiência que o cliente tem durante o atendimento.
Foi com o objetivo de oferecer mais do que simples tratamentos odontológicos que o casal Gabriela Barros e Leo Tang investiu em um projeto de arquitetura quando abriu a Infiniti, em 2021, tendo nele um aliado para fazer da clínica um espaço de acolhimento, saúde e bem-estar.
"Entendemos que precisava ser um lugar legal, bonito, agradável de se ficar. E não dá para você querer que a pessoa tenha uma experiência legal na clínica se ela tem aquela 'cara' de hospital. […] A arquitetura foi o primeiro passo. Desde a primeira conversa sabíamos que precisávamos de algo diferenciado, com um cantinho instagramável, onde as pessoas sintam-se confortáveis e tenham uma experiência", conta Tang.
Ponto de partida para o negócio, o investimento na arquitetura estava alinhado, também, ao desejo de Gabriela, graduada em Odontologia, de prestar um atendimento que considerasse as individualidades de cada cliente, em uma lógica oposta à dos modelos de "produção em série".
Projeto criado pela Viz Arquitetos
Projeto criado pela Viz Arquitetos
"Queríamos uma experiência personalizada. Hoje, o paciente chega à clínica, a Gabriela explica o procedimento, oferece creme nas mãos e hidratante para os lábios, para que eles não ressequem pelo muito tempo de boca aberta. Ele pode assistir a um show [graças à TV fixada no teto] com um fone de ouvido bluetooth, que reduz o barulho do motorzinho [dos aparelhos odontológicos]. Atendemos um menor [volume de pacientes] para prestarmos o atendimento que queremos, com calma. Tanto que a maioria dos pacientes que vão lá, muitos deles com medo de dentista, retornam e indicam", acrescenta Leo Tang, sócio e administrador da Infiniti.

A reforma

Para que o propósito se tornasse realidade, o primeiro passo foi encontrar o ponto comercial: um imóvel localizado na Lapa, bairro de São Paulo (SP), onde já funcionava uma clínica odontológica, mas que demandava reformas. O casal recorda que as áreas de trabalho eram delimitadas por divisórias plásticas e que havia muitos adesivos "aleatórios", detalhes que os incomodavam antes da obra, nos meses iniciais da Infiniti naquele endereço.
Perspectiva do projeto criado pela Viz Arquitetos
Perspectiva do projeto criado pela Viz Arquitetos
"Desejávamos estar em um lugar bonito o tempo todo e não conseguíamos. Passaram-se esses primeiros meses, nós entendemos o negócio, o final do ano estava chegando e aproveitamos o período de baixa [no movimento] para fazer a reforma", lembra Tang.
Antes disso, decidiram pela contratação de um projeto de arquitetura que não só atendesse às necessidades de atualização do imóvel e de design de interiores dos ambientes, como as exigências dos órgãos sanitários (por se tratar de uma clínica odontológica). Como na prestação do serviço que oferecem, eles optaram por inovar também nesta escolha. Contrataram o Studio Archa, plataforma digital de contratação de projetos de arquitetura, que além de uma metodologia diferenciada, trouxe celeridade ao desenvolvimento do projeto.
TV fixada no teto, fone de ouvido bluetooth e projeto arquitetônico foram pensados para garantir conforto e bem-estar aos pacientes durante os atendimentos
TV fixada no teto, fone de ouvido bluetooth e projeto arquitetônico foram pensados para garantir conforto e bem-estar aos pacientes durante os atendimentos
"Eles nos enviaram informações sobre alguns arquitetos e falei que queria conhecer esses dois ou três. Conversamos com os profissionais e escolhemos quem capturava melhor aquilo que estávamos buscando. [...] Essa curadoria foi ótima, pois nos deu oportunidade de conversarmos com os profissionais sem pressão, de fazermos uma escolha boa e com tranquilidade. Foi uma forma simples e rápida de selecionarmos com quem iríamos trabalhar", avalia Tang. "Tivemos a sorte de conseguir várias opções boas, com custos acessíveis. Esse processo todo de seleção durou uma semana. Queríamos muito que fosse rápido porque não podíamos perder aquela janela de final de ano", acrescenta.
Espaço instagramável é um dos destaques do projeto
Espaço instagramável é um dos destaques do projeto
O resultado foi uma transformação geral na clínica de 40 m², que conta com recepção, sala de negociação, sala de atendimento e de esterilização, além de espaços para raio-x, área de máquinas, entre outros, com investimento de cerca de R$ 4 mil por metro quadrado - incluindo obra e ambientação dos espaços, com projeto assinado pela Viz Arquitetura. A mudança foi notada e tem sido elogiada pelos clientes, que comumente manifestam a sensação de bem-estar que sentem ao visitarem a Infiniti.
"Temos uma paciente, uma senhorinha de setenta e poucos anos, que foi uma das nossas primeiras clientes, e tem Alzheimer. A filha é quem a leva nas consultas. Eu ficava todos os sábados batendo papo com ela, que fez um tratamento grande. Ela foi uns quatro ou cinco sábados seguidos, e obviamente não se lembrava de mim. Mas teve um dia em que ela falou: 'eu já vim aqui. Eu gosto daqui'. Isso é muito gostoso, sabe? Notar que você está dando aquele carinho e que ele está fazendo alguma diferença, mesmo que seja pequena, passageira ou esquecida com o tempo, principalmente quando a gente fala sobre saúde e sobre pessoas", avalia, emocionado, o sócio da Infiniti.

Expansão

Dra. Gabriela Barros, dentista e sócia da Infiniti junto do marido e administrador Leo Tang
Dra. Gabriela Barros, dentista e sócia da Infiniti junto do marido e administrador Leo Tang
O propósito - e negócio - deram tão certo que Gabriela e Leo têm planos de expandir a clínica odontológica e levá-la para um imóvel que comporte três cadeiras de atendimento no lugar da única presente na sede atual. Eles ainda não definiram o ponto nem quando a mudança irá acontecer, mas já têm uma certeza: a de que contarão com um projeto de arquitetura para manter o padrão de qualidade do espaço no novo empreendimento.
"Temos um pouco de aprendizado [adquirido na primeira reforma] e um desafio novo, pois agora teremos muito mais espaço, mais cadeiras, o que demanda pensarmos melhor no fluxo. Então, será imprescindível termos um arquiteto", reforça Tang.