Acabamentos
Arquitetura
Está na dúvida para escolher os metais da cozinha e do banheiro? Confira os lançamentos da Expo Revestir 2024
Dentre as (muitas) escolhas a se fazer durante uma obra ou reforma, os metais e louças sanitárias compõem a tríade das mais importantes, ao lado dos revestimentos e fechamentos (portas e esquadrias). Afinal, trata-se de peças mais difíceis de trocar, que costumam envolver outras miniobras e que demandam conhecimento técnico sobre funcionalidade, qualidade e benefícios relacionados à eficiência (como consumo, ruído e praticidade de manutenção). Por isso, vale sempre lembrar da importância de se contar com um arquiteto e com um projeto de arquitetura antes de sair quebrando a casa, já que a intenção é garantir um resultado que atenda às necessidades dos moradores e tenha apelo estético, além de evitar inúmeras dores de cabeça.
"Mas são só torneiras", você pode pensar. Pois saiba que é admirável como a indústria se reinventa a cada temporada e apresenta opções de metais e louças sanitárias que unem inovação, tecnologia, funcionalidade e poesia - que também podemos chamar de conceito - para tornar a vida dos usuários mais prática, mas também mais agradável e bela.
Muitos deles são apresentados na edição 2024 da Expo Revestir, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, que teve agenda até esta sexta-feira (22) no São Paulo Expo, em São Paulo. HAUS visitou o evento e apresenta nove louças, metais e acessórios que receberam destaque.
Chega de molhadeira na pia
A Deca apresentou uma extensão da sua linha de cubas Slim, agora com modelos de embutir. Com paredes finas e válvula 'camuflada', o modelo apresenta deck ou deck duplo rebaixado na cuba para que produtos (como sabonetes) e objetos sejam apoiados, o que evita respingos e que a bancada fique molhada após o uso.
Outro destaque são as cubas da linha Liquid, com 'borda infinita'. Superdelicadas e com forte apelo estético, as peças têm design que também evita respingos durante o uso, garantindo uma bancada seca sem necessidade de manutenção pós-uso.
Entre os metais da marca, a linha Pérola chama a atenção por apresentar linhas e coloração summer gold e cromado acetinado em uma releitura das torneiras clássicas, com 'cara' de casa de avó. O modelo está disponível em formatos para instalação de mesa ou parede.
Cor, por favor
As cores são as protagonistas do principal lançamento em metais da Roca. Batizada Nu, a linha é assinada pelo estúdio espanhol Inma Bermúdez em um retorno da marca às suas origens - a empresa é espanhola. O design remete ao mediterrâneo e cores vibrantes, as peças apresentam monocomandos com três opções de voltantes (acionamentos) - Pin (alavanca), Dome (manopla lisa) e Stripes (manopla texturizada). As cores são cinco: mint green, cobalt blue, honey yellow, titanium black e glossy white, além do cromado tradicional.
Acionamento no corpo
A Celite também aposta no desenho e apresenta Design, linha de monocomandos que tem como inovação o posicionamento da alavanca de acionamento, ao longo do corpo da peça. Uma proposta minimalista para bicas baixas e altas.
Banho personalizado
As tecnologias de customização e controle do banho (em temperatura, vazão e consumo d'água) estão presentes em quase todos os lançamentos apresentados durante aa Expo Revestir. A Kohler foi além e permite, também, que o usuário possa escolher o tipo de ducha a partir de comandos analógicos ou eletrônicos de acionamento dos chuveiros da linha Anthem, seguindo as possibilidades que cada modelo oferece.
Girar para mudar
A Lorenzetti traz para os monocomandos de cozinha o que, usualmente, é visto nos chuveiros que permitem a alteração do tipo de jato. Além do normal e direcionado, o modelo Loren Move oferece a vazão d'água pulverizada ou no modo cascata. O acionamento dos diferentes tipos de fluxo é outra inovação: ao invés do usual botão, ele se dá pela rotação do bico do monocomando - e não é necessário desligar a água para rotacionar a peça e alterar o tipo de jato.
Torneira, filtro e design
Forma e função são indissociáveis quando se fala em bom design e essa combinação resume o monocomando Araucária, lançamento da Fani com assinatura de Bruno Faucz. Com corpo longilíneo, a bica móvel responde às necessidades do dia a dia da cozinha, enquanto o filtro, posicionado mais abaixo, garante água de boa qualidade para se beber 'direto da torneira'. A peça é inspirada na Araucária, árvore símbolo da região Sul do Brasil, cujos galhos são mimetizados conforme se rotaciona bica e filtro. O acionamento deste último se dá pelo recartilhado com textura que remete às pinhas, conjunto de sementes comestíveis dos pinheiros.
A inspiração no Sul tem justificativa. a Fani convidou designers das regiões do país e os desafiou a desenhar um produto que representasse cada uma delas, além de trazer funcionalidade aos lares. Outro exemplo é a linha Escama, assinada por Iuçana Mouco, que apresenta cabides de parede - que podem ser usados isoladamente ou em conjunto, compondo uma espécie de instalação - inspirados nas escamas do pirarucu (maior peixe da Amazônia).