Expo Revestir

Arquitetura

Do porcelanato ao MDF, lançamentos em revestimentos materializam personalidade e função

Sharon Abdalla
São Paulo
21/03/2024 19:35
Thumbnail

Na imagem, os revestimentos Bordas e Folia, de Isay Weinfeld para a Portobello | Divulgação/Portobello

Maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, a Expo Revestir reúne mais de 330 expositores na edição 2024 com uma infinidade de lançamentos que traduzem as principais tendências do setor em cores, texturas e materiais. Pelos estandes, as pedras naturais dividem atenções com matérias primas de reaproveitamento, off whites surgem ao lado de opções mais maximalistas e os acabamentos passam do toque aveludado às texturas rústicas, os baixos relevos, maiolicados...
Dentre as novidades apresentadas pela indústria (e que vão surgir no varejo e nas obras e reformas logo, logo), a aposta em referências a ícones da brasilidade e à memória afetiva, nos neutros e na inovação se destaca entre porcelanatos, pedras, MDFs, cerâmicos e tantos outros revestimentos. Confira:

Folia

O celebrado arquiteto Isay Weinfeld assina dois padrões de porcelanato para a Portobello: o Bordas - sobre o qual falamos aqui - e o Folia. Com placas em grandes dimensões, o revestimento apresenta um colorido difuso, lúdico, sobre base em tom craft ou cinza.

Caminho

Inspirada no poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade, a coleção Caminho tem estética de ares modernos e que remete à pedra italiana Ceppo di Gré, que apresenta composição de pedras em pedaços pontiagudos unidas por cimento calcário. A coleção é apresentada pela Portinari em quatro peças: duas base (em tons de cinza) e dois mosaicos decorativos, permitindo diversas paginações.

Terracotta

O tom terracota aparece em muitos lançamentos e peças-conceito na Expo Revestir de 2024. Na Granos, ele batiza o quartzito natural extraído no Ceará que reveste todo o estande e também materializa a instalação assinada por Pedro Franco.

Dinda

A nostalgia, o encontro entre o novo e o antigo é apresentado na coleção Dinda, da Ceusa. Com cores lúdicas, as peças em formato alongado possuem baixo relevo e exploram a estética da cerâmica artesanal com o desgaste proposital da superfície branca, que quase revela a cor da cerâmica sob o esmalte. Os pontos coloridos, aplicados de forma aleatória, trazem movimento e o tom alegre ao revestimento.

Matéria

Lançamento da Castelatto, Matéria une dois aspectos que trazem características únicas a um produto: matéria-prima sustentável e criação colaborativa. Nele, a collab acontece com a Deca, ambas empresas do grupo Dexco, que entra com resíduos de louça sanitária refugada, que é triturada para compor a massa de concreto arquitetônico do revestimento em formato brick de 10 X 10 cm. As peças são ofertadas em diversas cores com textura rústica.

Horizontes

As texturas também são destaque na coleção Horizontes, lançamento da Berneck. São nove novos padrões inspirados no retrofuturismo, na Inteligência Artificial e na tendência Wellness que trazem cores vibrantes, ousadas e toque que remete ao conforto e às linhas do metal, nos padrões com acabamento Alumi.

Notpaper

Um papel de parede que não é papel de parede. A novidade em revestimento para áreas internas é produzida com fibra de pet e tem padrões customizáveis pela Trisoft. Devido às características da matéria-prima, o "papel" ainda pode ser removido e replicado na parede, seja devido à necessidades de manutenção, mudança de casa ou de ambiente, entre outras.

Niemeyer

Homenagem e referência a um dos maiores arquitetos do Brasil é destaque na Villagres, que apresenta a coleção Niemeyer. Assinada por Paulo Niemeyer, sobrinho de Oscar, ela traz dois padrões (Le Havre e Avilés) inspirados em cidades europeias que abrigam obras do ícone do modernismo brasileiro.

Branco Paraná

Clássico, o mármore Branco Paraná é mais um destaque entre as pedras naturais expostas na Expo Revestir. Na Michelangelo, as lastras ganham os holofotes com sua base neutra e veios delicados.

Off white

Sucesso de especificação, o padrão Areia deriva para outras quatro tonalidades e amplia o catálogo de MDFs da Guararapes com a linha Off White. Neutros, mas expressivamente diferentes entre si, os padrões Crômio, Brisa, Nuvem e Lume têm acabamento superfosco e textura aveludada.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!