Arquitetura
Jean Nouvel assina prédio verde em São Paulo

Projeto de Jean Nouvel ficará em região tradicional de São Paulo, valorizando a área de prédios históricos e rica vegetação. Imagens: Grupo Allard / Divulgação.
Localizado nas imediações da Avenida Paulista, o antigo Hospital Matarazzo, construção do fim do século 19, tombada desde 1986, vai dar lugar à Cidade Matarazzo, um complexo hoteleiro, residencial, com conjuntos comerciais, restaurantes e espaços de criação e exposição artística.
O projeto foi idealizado pelo Grupo Allard, responsável por obras como o retrofit do hotel Le Royal Monceau, em Paris. Não à toa a empresa convidou o arquiteto francês Jean Nouvel para assinar uma torre com 100 metros de altura, com 24 pavimentos, para compor a nova empreitada na capital paulista.

O projeto recebeu o nome de Torre Rosewood e abrigará o hotel e algumas unidades residenciais. A proposta do arquiteto ganhador do Prêmio Pritzker (equivalente ao Nobel na arquitetura) de 2008, é promover a “continuidade vertical” da paisagem local, caracterizada por uma vegetação exuberante em meio às edificações históricas. Assim, a torre terá diferentes níveis, formando terraços e jardins elevados que receberão árvores de pequeno e médio porte.

O complexo contará com 151 quartos para hóspedes e 122 suítes para residência, além de dois restaurantes, bar e “caviar lounge”. Além disso, o programa também conta com três piscinas, SPA e área fitness.

Nouvel falou, na ocasião do lançamento do projeto recentemente, que ficou impressionado com a arquitetura preservada e protegida da região. “As cidades deveriam ser feitas por sedimentação, levando em conta a história e a geografia locais. As metrópoles são desenvolvidas rápido demais, com projetos urgentes”, afirmou.
LEIA MAIS