Arquitetura

São Paulo ganha primeiro painel verde da região central

Luan Galani
03/09/2015 15:48
Thumbnail

Finalização do primeiro jardim elevado da região central de São Paulo. Fotos: Regatec/Divulgação | ESTADÃO CONTEÚDO

Quem passar pelo Minhocão, também conhecido como Elevado Costa e Silva, na região central de São Paulo, a partir do próximo sábado (5), vai perceber a selva de concreto mais verde. Aquela área vai abrigar o primeiro painel verde da capital paulista.
O jardim elevado de 302 metros quadrados, recheado com mais de 30 espécies de plantas diferentes, ficará afixado nas paredes sem janelas do Condomínio Edifício Huds, entre a Rua Helvétia e a Avenida São João.
De acordo com a prefeitura de São Paulo, como apurou o Estadão, outros sete empreendimentos da região aguardam avaliação para poder construir estruturas semelhantes. O primeiro painel está sendo conduzido pelo Movimento 90o, que planeja aumentar as áreas verdes de grandes metrópoles. Só em São Paulo, eles pretendem construir 8 mil metros quadrados de parques verticais em 20 prédios da região central ao longo do ano.
Outro diferencial do projeto é que o jardim vertical utilizará uma tecnologia de irrigação de alta performance. A técnica consiste em vários setores de gotejamento, monitorados por computador, que diferenciam a quantidade de água de acordo com a altura da fila de plantas. Na parte inferior do painel, haverá uma calha responsável por coletar a água e despejá-la em um circuito fechado, com total aproveitamento do recurso.
“Agregar tecnologia de uso racional dos recursos a projetos de impactos socioambiental traz benefícios que vão além da estética, como também melhorias para a qualidade de vida das pessoas nas cidades”, lembra Danny Braz, diretor da Regatec, responsável pela tecnologia no Brasil.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!