Arquitetura

Homenagem a Curitiba é destaque na decoração de uma das maiores startups do país

Daliane Nogueira
29/03/2018 18:59
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Sede da MadeiraMadeira inaugura área que retrata do orgulho do curitibano, enaltecendo ícones da arquitetura, urbanismo e cultura da cidade. Fotos: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo | Ana Gabriella Amorim

“O mundo das startups saiu do eixo Rio-São Paulo.” A frase é de Daniel Scandian, um dos fundadores e CEO da MadeiraMadeira, e-commerce fundado em 2009 em São José dos Pinhais e que se transformou em um dos maiores sites de venda de móveis e produtos para residência do Brasil. Há pouco mais de um ano a empresa passou a ocupar seis andares de um prédio no Centro de Curitiba e, nas definições de marcação do espaço, Daniel tinha a clareza da necessidade de despertar o orgulho de Curitiba.
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Assim surgiram plotagens e grafites homenageando ícones da arquitetura e da cultura da cidade em vários pontos das áreas de trabalho até culminar na mais recente criação: uma área de descompressão para os colaboradores reproduzindo vários pontos turísticos e que marcam o dia a dia dos curitibanos.
Espaço de convívio em homenagem a Curitiba na sede da MadeiraMadeira. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo
Espaço de convívio em homenagem a Curitiba na sede da MadeiraMadeira. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo
Quem assina o local, que será inaugurado oficialmente na próxima sexta-feira (6), é a arquiteta Mariana Verdasca Guimarães, da Main Arquitetura e Interiores. “Criamos uma espécie de área ‘Curitiba proud’ (orgulho de Curitiba), reunindo um pouco do que traduz a cidade”, explica a profissional.
A área aberta no segundo andar do edifício dá para a Praça Santos Andrade, com vista para a copa de diversas araucárias. Em uma das paredes o artista urbano Gustas [Gustavo Santos Silva] fez um painel retratando o Jardim Botânico e muitas árvores símbolo de Curitiba. O bondinho da XV foi retratado em outra extremidade do ambiente.
Detalhe da estrutura metálica criada para relembrar as estações tubos. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo
Detalhe da estrutura metálica criada para relembrar as estações tubos. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo
O grande destaque fica por conta do grafite do petit-pavé no piso — que recebeu o acabamento em porcelanato líquido — e a instalação de uma estrutura em metal lembrando uma estação tubo, o clássico ponto de ônibus do curitibano.
O bondinho, os bancos e o petit-pavé da Rua XV de Novembro foram contemplados no projeto. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo
O bondinho, os bancos e o petit-pavé da Rua XV de Novembro foram contemplados no projeto. Foto: Ana Gabriella Amorim / Gazeta do Povo
“Eu não nasci aqui, mas escolhi morar e empreender em Curitiba e senti a necessidade de marcar essa cultura. Em muitas viagens que fiz para o processo de fortalecimento da MadeiraMadeira [hoje a startup conta o investimento de três fundos de Venture Capital nacionais e internacionais: Flybridge, Kaszek e Monashees], era preciso explicar primeiro de onde eu vinha, onde ficava Curitiba, que tamanho tinha, qual era o histórico. Esse processo deixou claro para mim que marcar a cidade na decoração e na cultura da empresa significa para nós levantar a bandeira das startups locais”, afirma Daniel.

Novidades e futuro

O site tem hoje mais de 60 mil produtos cadastrados e a perspectiva é chegar a dois milhões de itens até 2021, com o lançamentos de linhas próprias e voltadas para um público interessando em peças com apelo de design e valor agregado maior. Para isso, a empresa prevê o investimento em design e no desenvolvimento de outras linhas próprias.
Um dos escritórios da MadeiraMadeira: painéis do artista Gustas representando pontos turísticos de Curitiba permeiam as áreas de trabalho. Foto: Ana Gabriella / Gazeta do Povo.
Um dos escritórios da MadeiraMadeira: painéis do artista Gustas representando pontos turísticos de Curitiba permeiam as áreas de trabalho. Foto: Ana Gabriella / Gazeta do Povo.
O faturamento da MadeiraMadeira em 2017 foi de R$ 350 milhões e eles buscam ser “one stop shop”, para que o cliente encontre tudo o que precisa para sua casa no site. Nesta perspectiva há o investimento em novas categorias de produtos, como eletroportáteis, utensílios e têxteis. “Temos um grande investimento em tecnologia, desenvolvemos 15 softwares de forma que seja possível conectar e potencializar ativos que já existem”, explica Robson Privado, diretor de marketing da empresa.

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