Arquitetura
Casa de Pablo Escobar vira hotel cheio de obras de arte; conheça os detalhes
Logo na entrada, o Casa Malca já se mostra um hotel incomum. A fachada é impressionante e faz referência à sustentabilidade, um dos lemas do local. Foto: Divulgação | Carolina Werneck Bortolanza
Uma das casas que pertenceram ao traficante Pablo Escobar, no México, foi transformada em um hotel boutique repleto de obras de arte. A Casa Malca foi um dos refúgios do lendário colombiano. Atualmente o local pertence a Lio Malca, que é colecionador de arte.
De acordo com o site do hotel, a casa foi “descoberta em 2003, depois de ter permanecido fechada por uma década”. Escobar foi morto em 1993, exatamente dez anos antes da data mencionada. Malca só adquiriu a propriedade em 2012. Atualmente, sua biografia é relembrada no seriado Narcos, da Netflix, cuja terceira temporada estreia em breve no serviço de streaming.
O site também afirma que, recentemente, ela foi renovada, mas a essência do local foi mantida mesmo com as atualizações. “Acima de tudo, o espaço honra os recursos preciosos e ofertas incomparáveis de Tulum, dos produtos frescos locais ao artesanato.”
O agora hotel fica de frente para o mar e a arquitetura ampla parece buscar essa conexão com a natureza ao redor. A praia em questão, Tulum, está no coração da Riviera Maia, uma das principais regiões turísticas do México. Os recantos paradisíacos servem de moldura para as grandes janelas e as paredes caiadas da construção, que exibe muitos detalhes rústicos. Toda essa atmosfera natural contrasta com as obras escolhidas por Lio para decorar o interior do hotel. Lá figura, por exemplo, uma escultura do designer contemporâneo Kaws. Também há trabalhos de Jean-Michel Basquiat. Para completar a mistura de influências, tapetes persas foram usados em alguns dos ambientes da construção.
Os quartos são atrações únicas. De acordo com o site do hotel, apresentam “uma mistura eclética de cores, contornos e luxo, enquanto janelas do chão ao teto se abrem para uma vista de tirar o fôlego da praia ou dos jardins”.
O empreendimento também diz prezar pela sustentabilidade, utilizando lençóis de algodão orgânico sem pesticidas. São nove acomodações com terraço particular e outras 26 espalhadas pela propriedade. Também é possível reservar o hotel inteiro para um grupo de amigos ou familiares.