Interiores

Arquitetura

Projeto de milhões: conheça o interior de uma das coberturas mais valiosas do país, em Balneário Camboriú

Cristina Seciuk
28/03/2024 15:31
Thumbnail

Uma das coberturas mais valiosas do país, o duplex do Sky Tower tem projeto arquitetônico de R$ 5 milhões. | Rodrigo Luft

Metro quadrado mais valorizado do Brasil, Balneário Camboriú (SC) se destaca pela verticalização. Com 45 andares, de frente para o mar, o edifício Sky Tower já faz parte da paisagem da Barra Norte, oferecendo uma das melhores vistas da orla, mas chama a atenção também pelo megaprojeto de interiores da cobertura duplex. Com impressionantes 540m² e 12 cômodos (sendo 3 suítes), a unidade incorpora a extravagância do destino turístico graças ao projeto arquitetônico orçado em R$ 5 milhões.
A proposta é assinada pelo arquiteto Rodrigo Wayhs, CEO do TKWS (empresa de arquitetura e design de interiores para imóveis de alto padrão), que optou por linhas simples e elegantes, matérias-primas naturais e pelo diálogo com a natureza ao redor.
"A vista do apartamento traz muita natureza, o mar, o verde da mata atlântica dos morros, a orla. Com base nisso optamos por trabalhar explorando muito os materiais naturais brasileiros, para respeitar o visual que o apartamento entrega. Trabalhamos com mármore no piso na parte social e também com madeira natural na parte íntima", aponta o arquiteto.
Em linha com o conceito desenhado, a marcenaria foi trabalhada em paletas neutras para seguir ao máximo o tom das paredes e do gesso, mas sem abrir mão da madeira natural. Construídas em MDF e cerejeira, as estantes trazem personalidade ao ambiente e abrigam um sistema inteligente de portas de correr que garantem mais flexibilidade ao ambiente.
Ao lado da pedra e da madeira presentes do projeto arquitetônico, elementos transparentes foram escolhidos para as partes estruturais (como o guarda-corpo das escadas) de modo a interferir o menos possível na sensação de amplitude do duplex.
No projeto luminotécnico, a opção foi por trabalhar com iluminações sem borda, que não aparecem no gesso. Os únicos “pendentes” utilizados no apartamento surgem em formatos bem orgânicos e transparentes, em peças semelhantes a gotas de vidro dispostas em alturas variadas, que trazem interesse e agregam à sensação de altura dos pés-direitos duplos, sem brigar com o visual do imóvel.
"Queríamos que os olhos do cliente explorassem a vista externa de 280°, o grande quadro natural da cidade de Balneário Camboriú, que alcança todos os dormitórios e os livings do andar superior e inferior", reforça Wayhs ao explicar a paleta de cores escolhida, dominada pelo branco neve em efeito esfumaçado, aveludado. "Não queríamos trazer os olhos dos usuários para dentro das estruturas do apartamento", completa.